A emissora croata HRT não enviará um comentador eurovisivo para a cobertura do evento em Basileia, reduzindo também a delegação para o Festival Eurovisão 2025.
A emissora estatal da Croácia anunciou, recentemente, que, pela primeira vez em dezoito edições, o comentador eurovisivo Dusko Curlic não acompanhará o Festival Eurovisão 2025 na cidade anfitriã, com os comentários das transmissões a serem feitos num estúdio televisivo em Zagreb. A decisão foi tomada devido a restrições orçamentais da emissora, que limitaram também o número de elementos da delegação croata em Basileia.
De realçar que, no início deste ano, a emissora estatal croata despediu 333 trabalhadores, tendo sido admitido recentemente que o investimento na participação de Baby Lasagna em Malmö, que culminou com o melhor resultado de sempre do país, ultrapassou os limites pré-definidos, tendo falhado no primeiro objetivo que era levar o Festival Eurovisão para a Croácia.
Com o anúncio a ser feito nas redes sociais, vários internautas manifestaram algum receio com as limitações orçamentais impostas pela HRT à participação no Festival Eurovisão, recordando as ausências do país em 2014 e 2015 devido à crise económica.
Estreante em 1993 após a desintegração da Jugoslávia, a Croácia conta com 29 participações no Festival Eurovisão, tendo disputado a Grande Final em 20 edições. Repescado no DORA 2024, Baby Lasagna representou o país em Malmö com "Rim Tim Tagi Dim": depois do triunfo na semifinal, a candidatura ficou em 2.º lugar da Grande Final com 547 pontos, o melhor resultado de sempre da Croácia, resultante do 3.º lugar no júri (210) e o 1.º no televoto (337), recebendo 7 pontos do público português.
Fonte: EurovisionCroatia/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
"ao encontro de" e "de encontro a"
ResponderEliminar