A emissora estatal da Lituânia transmitiu, na noite passada, a final do Eurovizija.LT, final nacional lituana para o Festival Eurovisão 2025, com Kataris a conquistar o apuramento para o concurso internacional. Contudo, depois de várias queixas nas redes sociais, a TCG Telecom, responsável pelo sistema de votação do público, revelou que existiram vários problemas na votação da Superfinal.
"Infelizmente, quando a votação do TOP3 começou, uma «onda» de chamadas interrompeu temporariamente o sistema de recepção de chamadas (o votante ouvia um sinal de ocupado após o anúncio inicial sobre o custo da chamada). Nalgumas mensagens também foi observado um atraso na recepção da confirmação, com esses votos a chegarem atrasados ao sistema de contagem, bem como as mensagens de votação bem sucedida" frisou o chefe da empresa em comunicado.
Confrontada com a situação, a LRT solicitou uma auditoria à empresa Grant Thorton Baltci que confirmou os resultados, visto que os votos que acabaram por não serem contabilizados não seriam suficientes para alterar os resultados da competição. Gytis Oganauskas, vice-diretor geral da LRT, pediu desculpas ao público devido aos problemas da votação, deixando em aberto a possibilidade de alterar o sistema para a próxima edição, bem como pelo início tardio da competição, face ao jogo do Karaliaus Mindaugo taure, e pela duração prolongada do programa face à adição de dois candidatos extra.
Estreante em 1994, a Lituânia conta com 24 participações no Festival Eurovisão, registando 16 presenças na Grande Final e o 6.º lugar de 2006 como melhor resultado. Em Malmö, Silvester Belt representou o país com "Luktelk": depois do 4.º lugar na semifinal, a candidatura ficou em 14.º lugar na Grande Final com 90 pontos, fruto do 10.º lugar no televoto (58) e o 17.º no júri (32), tendo recebido 7 pontos do júri português
Sem comentários
Enviar um comentário