Slider

Itália: Papa Francisco faz apelo à paz durante o 'Festival di Sanremo 2025'

 
A primeira gala do Festival di Sanremo 2025 ficou marcada por uma mensagem em vídeo do Papa Francisco a apelar à paz: "A música é beleza, é instrumento de paz (...) A paz é possível. Tentemos viver noites bonitas".


O Teatro Ariston recebeu, esta noite, a primeira das cinco galas do Festival di Sanremo 2025, com os 29 concorrentes da edição a apresentarem as suas canções. Durante a transmissão, antes da atuação de Noa e Mira Awad, representantes israelitas no Festival Eurovisão de 2009, Carlo Conti, apresentador e diretor artístico da edição, anunciou um dos momentos mais marcantes da transmissão: uma mensagem em vídeo do Papa Francisco. O momento, acompanhado em silêncio por todos os presentes, foi merecedor das maiores ovações da noite, tendo sido aplaudido de pé pela audiência, sendo seguido pela interpretação de "Imagine" pela dupla de cantoras.


"Querido Carlo, ainda tenho no meu coração a memória do Dia Mundial da Criança, em maio passado, quando estiveste connosco com o calor humano que te distingue, naquele lindo momento no Estádio Olímpico com crianças de todo o mundo. 

Sabe: a música é beleza, a música é um instrumento de paz. É uma linguagem que todos os povos, de diferentes maneiras, falam e que chega ao coração de todos. A música pode ajudar as pessoas a viverem juntas.

Neste momento, penso na minha mãe que costumava contar-me e explicar-me alguns excertos de óperas, fazendo-me entender o sentido da harmonia e das mensagens que a música pode transmitir. Ao pensar no seu convite, penso imediatamente em tantas crianças que não sabem cantar, não sabem cantar a vida, choram e sofrem pelas muitas injustiças do mundo, pelas muitas guerras, pelas situações de conflito. Guerras destroem crianças. Nunca esqueçamos que a guerra é sempre uma derrota.

É isso que mais desejo: ver aqueles que se odiaram a apertarem as mãos, a abraçarem-se e dizerem com vida, música e canto: a paz é possível! Hoje está fazendo isso e está a espalhar essa mensagem através da música.

Procurem ter noites agradáveis ​​e envio saudações a todos os que estão conectados, especialmente às pessoas que sofrem. E a todos vocês, que a boa música chegue ao coração de todos. Você sabe: a música pode abrir o coração para a harmonia, para a alegria de estarmos juntos, com uma linguagem e compreensão comuns, fazendo-nos trabalhar por um mundo mais justo e fraterno. Obrigado"



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RAI / Imagem: RAI / Vídeo: Eurovision.tv

0 0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.