Klavdia garante que "Asteromata", canção da Grécia no Festival Eurovisão 2025, não tem qualquer referência política ao Genocídio Grego: "A EBU/UER avaliará o que é certo e o que é errado".
A participação da Grécia no Festival Eurovisão 2025 está a causar polémica nas redes sociais depois de várias alegações de que "Asteromata", canção com que Klavdia representará o país em Basileia, faz referência ao Genocídio Grego. O termo faz referência às perseguições, massacres, deportações e marchas da morte que as populações gregas na região do Ponto - gregos pônticos - foram sujeitas pelo Império Otomano antes e durante a Primeira Guerra Mundial, sendo que a ONU não reconhece a existência de um genocídio, ao contrário da Grécia e Arménia, que reconheceram o genocídio.
Segundo a imprensa turca, a emissora estatal da Turquia - TRT - tenciona apresentar uma queixa formal à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) caso sejam detetadas referências ao assunto de modo a inviabilizar a participação grega, algo que, até ao momento, ainda não foi confirmado pelo organismo turco.
No meio da polémica, a cantora Klavdia, que defenderá "Asteromata" em Basileia, reagiu à polémica na televisão grega: "Não tenho nada a dizer sobre essas reações, elas não me podem afetar de forma alguma. Não está relacionado a um evento em particular. É uma música sobre separação, com a qual podemos nos relacionar livremente" frisou, rejeitando todas as alegações políticas, "A música não é política, posso garantir com toda a certeza, e naõ acho que tal esteja implícito na canção em qualquer lugar. Nunca esperei que tanto rebuliço fosse criado em torno da canção. A EBU/UER avaliará o que é certo e o que é errado, não somos nõs que vamos compensar isso".
Estreante em 1974, a Grécia conta com 44 participações no Festival Eurovisão, tendo como melhor resultado o triunfo em 2005, bem como três terceiros lugares (2001, 2004 e 2008). Marina Satti representou a Grécia no Festival Eurovisão da Canção 2024 com "ZARI", tendo ficando em 11.º lugar na Grande Final com 126 pontos, resultante do 14.º lugar no júri (41) e o 8.º no televoto (85).
Sem comentários
Enviar um comentário