A emissora estatal da Moldávia anunciou o cancelamento do Etapa Nationala 2025 e a retirada do Festival Eurovisão 2025.
Depois da ronda de audições e da seleção dos doze candidatos finalistas, a emissora estatal da Moldávia (TRM) anunciou, esta manhã, o cancelamento da Etapa Nationala 2025 e a retirada do país do Festival Eurovisão 2025. O anúncio foi feito em conferência de imprensa pelo diretor da Moldova1, Corneliu Durnescu, e pela chefe de delegação da Moldávia, Daniela Crudu, justificando a decisão devido aos "desafios económicos, administrativos e artísticos" e "uma análise detalhada da situação habitual".
Segundo Corneliu Durnescu, a "percepção negativa" alcançada após as audições para a final, com duras críticas à qualidade das canções concorrentes e ao lote de finalistas, com o diretor da Moldova1 a realçar que o processo de seleção será alterado para edições posteriores, com a "opinião de um grupo de especialistas a mostrar sérias reservas quanto à participação (...) levando a decisões responsáveis". No comunicado disponibilizado posteriormente, a TRM confirmou a transmissão das semifinais e da Grande Final do Festival Eurovisão 2025.
Participante desde 2005, a Moldávia participou no certame europeu em 19 ocasiões, registando 13 presenças na Grande Final e o 3.º lugar de 2017 como o melhor resultado. Em Malmö, o pais foi representado por Natalia Barbu e "In The Middle", tendo terminado em 13.º lugar na semifinal com 20 pontos, com 5 pontos de Portugal.
Sem comentários
Enviar um comentário