Slider

[ESPECIAL 2024] As personalidades que se destacaram em 2024

 

Arrancamos o balanço do ano de 2024 com as personalidades que, segundo o ESCPORTUGAL, mais se destacaram durante o ano que terminou. Cinco personalidades de vários quadrantes do mundo da Eurovisão e de quatro nacionalidades distintas que, nos próximos dias, disputam o título de Personalidade do Ano, com a votação disponível AQUI.

 O ESCPORTUGAL registou a maioria dos assuntos em que se destacaram as cinco personalidades a votação. Vamos recordar:



Iolanda
Convidada pela RTP para o Festival da Canção 2024, Iolanda venceu a competição com "Grito", canção composta pela própria em parceria com Luar, tendo sido a favorita do júri e a segunda mais votada pelo público. Em Malmö, a cantora alcançou o inédito quarto apuramento consecutivo de Portugal para a Final com o 8.º lugar entre 15 países. Na Grande Final, Iolanda alcançou o 10.º lugar com 152 pontos, fruto do 20.º lugar do público (13) e o 7.º lugar no júri (139), tendo recebido os 12 pontos do Reino Unido, França e Croácia. A atuação na Final do concurso ficou ainda marcada pelo uso de umas unhas com motivos palestinianos, o que causou alguma polémica nas redes sociais, bem como pelo uso da expressão "Peace Will Prevail". Depois da experiência eurovisiva, a cantora lançou novos temas e parceiras com Marisa Liz e Karetus & Vitorino.



Joost Klein
Escolhido internamente pela AVROTROS, Joost Klein representou os Países Baixos no Festival Eurovisão 2024 com "Europapa". Aquando do lançamento, o tema bateu vários recordes de streaming nos Países Baixos e também na Bélgica, tornando-se numa das favoritas à vitória em Malmö. Após a semifinal, onde conquistou o apuramento para a Grande Final em 2.º lugar, o artista envolveu-se num incidente nos bastidores, falhando os ensaios gerais de sexta-feira. No dia seguinte, a escassas horas da Grande Final, a EBU/UER anunciou a desclassificação do artista do Festival Eurovisão, algo inédito na história do evento. Após semanas de investigação, o processo foi arquivado pelo Ministério Público, com o artista a ter sido convidado para representar os Países Baixos no Festival Eurovisão de 2025, tendo declinado o convite.


Martin Österdahl
Produtor sueco, Martin Österdahl assumiu, em 2020, o cargo de Supervisor Executivo do Festival Eurovisão após a saída do norueguês Jon Ola Sand. Durante o ano de 2024, Martin tornou-se uma das figuras mais mediáticas da organização do concurso. Primeiramente, o sueco mostrou-se desagradado com os "limites ultrapassados" nas mensagens de ódio aos organizadores e aos artistas durante a pré-temporada, destacando as diferenças das situações da Rússia e de Israel no concurso: "as emissoras russas são o braço estendido de Putin e do Kremlin, a emissora israelita KAN é exactamente o oposto. Netanyahu tem tentado fechá-la.". Posteriormente, com a gestão do caso de Israel em Malmö e da desclassificação dos Países Baixos, Martin Osterdahl foi apupado na arena, falhando posteriormente a intervenção na transmissão do Festival Eurovisão Júnior. Contudo, já foi confirmado a sua continuidade no cargo para 2025.


Nemo
Escolhido pela SRF para representar a Suíça no Festival Eurovisão 2024, Nemo foi, desde o início, apontado como um dos favoritos ao triunfo na competição. Com "The Code", o artista venceu a Grande Final do concurso com 591 pontos, fruto do 5.º lugar no televoto (226) e o 1.º lugar no júri (365), onde recebeu 22 pontuações máximas. Após a histórica vitória, a primeira da Suíça desde 1988, Nemo anunciou uma tournée para 2025, tendo sido também galardoado com o Best Swiss Act nos MTV Europe Music Awards. Durante o Festival Eurovisão, Nemo foi apontado como um dos artistas que ameaçou desistir da competição face ao clima de tensão existente, algo que desmentiu posteriormente, tendo subido ao palco com a bandeira não-binária, com o triunfo a reacender o debate sobre o reconhecimento de um terceiro sexo na Suíça.


Victoria Nicole
Vencedora da mais recente temporada do The Voice Portugal Kids, a jovem Victoria Nicole foi indigitada como representante de Portugal no Festival Eurovisão Júnior 2024. Em Madrid, a jovem defendeu "Esperança", canção composta pela própria (a única intérprete que foi igualmente compositora da sua proposta) e com arranjos de Nininho Vaz Maia e Bárbara Tinoco, alcançando o melhor resultado de sempre de Portugal no concurso: o 2.º lugar com 213 pontos. A proposta portuguesa foi a quarta mais votada do júri (96), onde recebeu a pontuação máxima do júri da Alemanha (a primeira vez que Portugal recebeu uma pontuação máxima), e a favorita do voto online (117), perdendo apenas para a proposta da Geórgia que amealhou 239 pontos.



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte/ Imagem e Vídeo: ESCPORTUGAL
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.