A RTVE anunciou, esta manhã, a constituição do júri do Benidorm Fest 2025. O painel será responsável por 50% dos resultados da competição.
A escassos dias do arranque da edição, a emissora espanhola RTVE anunciou, esta manhã, a constituição do júri do Benidorm Fest 2025, final nacional de Espanha para o Festival Eurovisão 2025. Roberto Santamaría, diretor da Rádio Nacional de Espanha, será o presidente do júri, que conta com mais três personalidades espanholas: Javier Llano, chefe de programação musical da CADENA 100, Jaime Acero, diretor de conteúdos da TelevisaUnivision, e Claudia Orellana, diretora e fundadora do Son Buenos.
Por sua vez, as quatro vagas internacionais serão ocupadas por Oksana Skybinska, chefe de delegação da Ucrânia, Maja Tokic, produtora executiva do DORA, final nacional da Croácia, Twan van de Nieuwenhuijzen, antigo chefe de delegação dos Países Baixos, e Mariangela Borneo, diretora de projetos e festivais internacionais da emissora de Itália, RAI.
De realçar que cada semifinal contará com 8 canções a concurso, sendo que as quatro mais votadas pelo público e pelo júri conquistarão o apuramento para a Grande Final que terá lugar a 1 de fevereiro, gala onde a votação voltará a contar com 50% de cada parcela. Contudo, ao contrário das edições anteriores, os resultados das semifinais apenas serão conhecidos após a Grande Final.
Semifinal 1 - 28 de janeiro
Estreante em 1961, Espanha conta com 63 participações initerruptas no Festival Eurovisão, com destaque para as duas vitórias (1968 e 1969) e as outras seis presenças no pódio, a última em 2022. Em Malmö, o país foi representado por Nebulossa com "Zorra" que terminaram em 22.º lugar na Grande Final com 30 pontos, fruto do 19.º lugar no júri (19) e o 22.º no televoto (11), tendo recebido 3 pontos do público português.
Sem comentários
Enviar um comentário