A escolha de Blanka e "Solo" para representar a Polónia no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool foi uma das mais controversas da temporada, com várias recusas da TVP em revelar os dados completos da competição. Contudo, a OGAE Polónia entrou, na época, com uma queixa oficial contra a emissora estatal que, na primeira instância, recusou revelar os resultados na íntegra. Porém, o Tribunal Administrativo de Varsóvia ordenou a revelação dos dados baseando-se que "como o processo foi monitorizado por um notário, os dados devem ser tornados públicos", frisando que, em caso de nova recusa, iria ser aberto um novo processo por violação do Código de Procedimento Administrativo.
Deste modo, a TVP revelou os resultados completos, com 45 373 votos válidos na competição. Jann e "Gladiador", favoritos do público, receberam 18 665 votos, cerca de 41,14% dos votos totais, mais do triplo do registado por Blanka e "Solo" (6 020 votos, 13,27%). De realçar que, segundo as regras da competição, a votação do público e do júri deveriam ter sido revelados de forma separada, algo que não aconteceu: contudo, no dia seguinte, a TVP revelou a votação separada.
4.º Yan Majewski - "Champion" - 4 576 votos (10,09%)
Em Liverpool, Blanka representou o país com "Solo": depois do 3.º lugar na semifinal, a candidatura polaca alcançou o 19.º lugar na Grande Final com 93 pontos, fruto do 24.º lugar no júri (12) e o 8.º no televoto (81).
Sem comentários
Enviar um comentário