A banda NeonoeN, vencedora do Montesong 2024, reagiu, nas redes sociais, à polémica sobre uma possível desclassificação do Festival Eurovisão 2025: "Qualquer que seja a decisão, iremos respeitá-la e representar dignamente Montenegro ou desejar boa sorte a quem for".
Dias depois do Montesong 2024, a final nacional montenegrina está envolta em polémica com a banda NeonoeN em risco de ser desclassificada da competição depois de garantir o passaporte eurovisivo. Segundo avançado pela RTCG, a canção "Clickbait" foi apresentada em Zagreb, no ano passado, o que viola as regras da EBU/UER, com a decisão final a ser anunciada após uma reunião entre a emissora e a entidade máxima do evento.
Contudo, horas depois do lançamento do comunicado, a banda reagiu nas redes sociais, frisando que "algures no ano passado, tocámos uma parte da música em produção em frente a 20 pessoas", questionando se "alguém do público se lembra da ouvir e foi por isso que, quase dois anos depois, decidiu votar em nós". A banda defende-se ainda, destacando que "a canção não foi publicada e não teve qualuqer vantagem competitiva no evento", realçando que "caso não tivesse vencido, não teria havido polémica, tal como não houve durante a canção esteve disponível ao público". Porém, os NeonoeN garantem que irão respeitar a decisão da RTCG e "representar Montenegro dignamente na Eurovisão ou desejar boa sorte a quem for.".
Depois do comunicado, nas redes sociais, a banda partilhou ainda um comunicado da EBU/UER de maio de 2016 sobre "1944", canção vencedora do Festival Eurovisão 2016, que, dias após a vitória, esteve envolvida em polémica por ter sido apresentada antes de 1 de semana. Na data, a EBU/UER manteve os resultados, destacando que a canção não teve qualquer vantagem no evento.
Montenegro conta com 12 participações no Festival Eurovisão desde 2007, com o melhor resultado a remontar a 2015, com o 13.º lugar de Knez. Em Turim, o país fez-se representar por Vladana Vucinic e "Breathe", tema que não foi além do 17.º (e penúltimo) lugar com 33 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (11) e o 14.º lugar no televoto (22), sendo apenas pontuada por três países: Sérvia, Espanha e Macedónia do Norte.
Fonte: RTCG / Imagem: Eurovision.Tv / Vídeo: Eurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário