Vladana Vučinić, representante montenegrina em Turim, abandonou o cargo de diretora artística do Montesong no dia seguinte à competição por "obrigação moral" após "insinuações" de falta de transparência.
A polémica em Montenegro continua. Uma semana depois da realização do Montesong 2024, formato ganho pelos NeonoeN e "Clickbait", a banda desistiu da participação do Festival Eurovisão 2025 no meio de uma polémica sobre uma violação das regras do concurso com a revelação antecipada do tema no ano passado, não sendo ainda conhecido o nome do representante do país em Basileia.
Contudo, as desistências não ficam por aí: Vladana Vucinic, representante do país no Festival Eurovisão em Turim, diretora artística e apresentadora do concurso, anunciou, nas redes sociais, a sua demissão do cargo na noite seguinte à competição. A artista alega ter apresentado a demissão "por obrigação moral", reafirmando o processo transparente de toda a competição.
"Devido a tais insinuações, que só prejudicam a todos, aproveito para informar que anunciei a minha demissão da RTCG no dia seguinte ao Montesong, porque senti uma obrigação moral em tal.Além disso, gostaria de lembrar que o Serviço Público de Montenegro é obrigado a apresentar ao público os dados disponíveis e, portanto, responder às seguintes perguntas:Como e de que forma foi financiado o Montesong? Quem apresentou todo este projeto à RTCG e de que forma? Alguém conseguiu pagamentos especiais?Quais eram exatamente as obrigações da RTCG nos termos do contrato, em termos de cenário, produção, apresentadores, etc?Quais foram os erros e o que será feito a esse respeito para que o festival possa continuar no futuro?Quando as coisas são feitas de forma transparente, não há necessidade de permanecer em silêncio, porque isso apenas ofusca meses de trabalho árduo e coloca novamente a Eurovisão num contexto negativo, o que prejudica os melhores músicos do Montenegro e a sua promoção na Europa.Pessoalmente, tiro o chapéu para os NeonoeN e lamento sinceramente que quem tenha uma mensagem tão atual, não represente Montenegro. Seja quem for, boa sorte! Não precisamos fazer drama sobre tudo. O bom de tudo isso é que, por um tempo,os políticos e a política ficam em segundo plano"
Escolhida internamente pela RTCG, Vladana Vucinic representou Montenegro no Festival Eurovisão 2022 em Turim com "Breathe", tema que não foi além do 17.º (e penúltimo) lugar com 33 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (11) e o 14.º lugar no televoto (22), sendo apenas pontuada por três países: Sérvia, Espanha e Macedónia do Norte.
Sem comentários
Enviar um comentário