Os eleitores do cantão de Basileia decidem hoje o financiamento da cidade ao Festival Eurovisão 2025. A rejeição do financiamento pode ditar várias restrições ao evento.
A Suíça realiza, durante o dia de hoje, uma série de referendos aos seus leitores, com os cidadãos a helvéticos a decidirem a expansão da rede rodoviária do país e a mudança na lei dos proprietários, enquanto os eleitores do cantão de Basileia a decidirem ainda o financiamento do Festival Eurovisão 2025. A proposta foi avançada pelo partido ultraconservador União Democrática Federal da Suíça que levou o financiamento de 37 milhões de euros ao Festival Eurovisão a referendo, frisando que o concurso internacional é um "evento de propaganda".
Com a cidade anfitriã decidida e os planos já em curso, a rejeição do financiamento não afetará as transmissões televisivas do formato, conforme defendeu EEsteermann, chefe de comunicação do evento, mas fará com que vários eventos paralelos sejam cancelados, como o Eurovillage. Ainda que exista a possibilidade de transferir a organização para outra cidade, tal não deverá acontecer, face ao curto espaço temporal para a organização.
Contudo, ainda que os resultados finais apenas sejam conhecidos a partir das 17h00 (hora de Lisboa), os resultados preliminares, resultantes do voto antecipado, mostram uma vitória do "SIM" ao financiamento do concurso com 66,4% dos votos registados.
Sem comentários
Enviar um comentário