A participação de Israel no Festival Eurovisão 2025 poderá estar em risco devido à intenção do Governo em privatizar a emissora KAN.
Dias depois da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) ter emitido um comunicado onde apelou ao fim das intenções do Governo de Israel em colocar o orçamento da emissora pública israelita KAN sob o seu controlo e do país ter iniciado o seu processo de seleção para Basileia, a participação de Israel no Festival Eurovisão 2025 poderá estar em risco.
Segundo avançado pela imprensa israelita e confirmado pelo Governo, Shlomo Karhi, ministro das Comunicações de Israel, apresentará, no próximo domingo, um projeto de lei para a privatização da emissora israelita KAN no Conselho de Ministros. O projeto de lei vem na sequência da intenção do Governo em controlar as contas da emissora pública, com o Executivo chefiado por Benjamin Netanyahu a considerar que a KAN gasta, recorrentemente, dinheiros públicos de forma imprudente e sem supervisão.
A aprovação do projeto de lei e a venda da KAN a entidades privadas colocará Israel sem serviço público de radiodifusão até ao final do próximo ano, esperando-se também a retirada da emissora da EBU/UER. Contudo, segundo os estatutos da EBU/UER, um canal privado pode ser membro da associação, mas com condições e critérios bem mais rigorosos: o canal deverá ter carácter nacional e transmitido em todo o país, com programação variada e equilibrada, diferenciado dos canais comerciais com padrões éticos mais elevados e rigorosos e com supervisão de uma autoridade reguladora, deverá ter noticiários diários e disponível em 98% dos lares do país.
Tomara!
ResponderEliminarNão vai acontecer.
ResponderEliminarÉ um dos patrocinadores logo duvido que tal aconteça. É também já começaram a sua seleção não vão cancelar.
ResponderEliminarOlha que pena!
ResponderEliminarIsrael merece participar. Não vai haver uma saída.
ResponderEliminar