Slider

[ESPECIAL] ESC2025: Termina hoje o prazo para desistências do Festival Eurovisão 2025

 

 Todas as emissoras pré-inscritas para o Festival Eurovisão 2025 podiam retirar a sua inscrição sem qualquer penalização até ao final do dia de hoje, 11 de outubro.


Depois de todas as emissoras interessadas em participar no Festival Eurovisão 2025 terem apresentado a sua pré-inscrição junto da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), o dia de hoje - 11 de outubro - marca o fim do prazo da retirada da inscrição sem qualquer penalização financeira. A última vez que foi aplicada uma sanção económica pela retirada tardia foi em 2005, quando o Líbano retirou a sua participação em março, depois de ser informado da obrigação em transmitir a participação israelita.

Contudo, ao longo do tempo, várias mudanças aconteceram na lista de participantes após este prazo: a Austrália foi confirmada como concorrente na edição de 2015 a 10 de fevereiro, a Roménia foi expulsa da edição de 2016 por dívidas acumuladas à EBU/UER a 22 de abril e a Macedónia do Norte foi confirmada como participante em Lisboa a 17 de novembro, dez dias após o anúncio da lista de concorrentes.

No que diz respeito à edição de 2025, o Festival Eurovisão conta também com uma excepção: a emissora dos Países Baixos conta com um prazo especial até 1 de novembro para decidir a sua participação, depois da polémica em Malmö que culminou com a desclassificação da proposta neerlandesa. Por outro lado, a Bielorrússia e a Rússia continuam suspensas da EBU/UER e impossibilitadas de participar, enquanto o Kosovo falhou a adesão à organização, continuando de fora do concurso tal como Andorra, Bósnia-Herzegovina e Eslováquia, países que já confirmaram a não participação.

Por outro lado, Montenegro regressa à Eurovisão após dois anos de ausência, havendo também várias especulações sobre um eventual regresso do Mónaco, com a nova emissora estatal a ser o mais recente membro ativo da EBU/UER. 

Relativamente aos concorrentes do ano passado, 34 países já confirmaram a participação, com Chipre a ter anunciado que seria representado por Theo Evan, sendo que a Arménia, Austrália, Moldávia e Polónia ainda não confirmaram publicamente a participação em Basileia.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/Eurovision.tv/ Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.