Em comunicação com o Eurovoix a TVR, emissora pública romena, afirmou que ainda não decidiu se vai participar na Eurovisão 2025. A Roménia retirou-se do concurso em 2024 depois de uma proposta de orçamento para a sua participação ter sido rejeitada pelo conselho de administração da TVR.
Um porta-voz da TVR escreveu que "até ao momento, não temos qualquer decisão sobre a participação no Festival Eurovisão da Canção 2025".
A Roménia é um dos vários países que desistiram da competição nos últimos anos devido a dificuldades financeiras. Antes do concurso de 2023, Bulgária e Macedónia do Norte retiraram-se da Eurovisão pelo mesmo motivo. Montenegro foi outro país a fazê-lo antes do concurso de 2023, mas confirmou que regressará à Eurovisão no próximo ano.
A Roménia gastou mais de 380.000 euros na participação no Festival Eurovisão da Canção 2023, em Liverpool, no Reino Unido. Este custo incluiu a taxa de participação que todas as emissoras devem pagar à EBU/UER para competir, que foi de 180.000 euros. Os restantes 200 mil euros cobriram outras despesas, como viagens, alojamento e estadia.
Estreante em 1994, a Roménia conta com 23 participações no Festival Eurovisão, tendo o 3.º lugar de 2005 e 2010 como melhor resultado. Em Liverpool, Theodor Andrei representou a Roménia com "D. G. T. (Off and On)", tema que ficou em 15.º lugar na segunda semifinal do certame sem qualquer pontuação, sendo a pior classificação do país no concurso.
Sem comentários
Enviar um comentário