Slider

ESC2025: Islândia confirma participação no Festival Eurovisão 2025

  

A emissora estatal da Islândia confirmou a participação no Festival Eurovisão 2025.


Depois da polémica edição de Malmö, com a RÚV a receber inúmeros pedidos para boicotar o concurso devido à participação de Israel, a emissora estatal da Islândia adiou, na semana passada, a decisão sobre a presença no Festival Eurovisão 2025. Contudo, em comunicado, a Islândia confirmou que estará a concurso em Basileia.

"A decisão de participar baseia-se principalmente no fato de ser um evento de grande valor na sociedade islandesa, uma fonte de alegria e satisfação para grande parte da população e um lugar para momentos familiares em todo o país" pode ler-se na nota, que realça o impacto do concurso nas audiências, "A competição tem uma grande e indiscutível importância para a vida musical islandesa. A Eurovisão e a final nacional para a competição criaram inúmeras joías da música islandesa e lançaram as bases para as carreiras ilustres de muitos músicos. A audiência da noite final da Eurovisão passada foi medida em 60%, embora a Islândia tenha sido eliminada na semifinal. Apenas os maiores eventos desportivos e os eventos de Ano Novo chegam perto desse público.

Além disso, a RÚV destacou que a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) está a trabalhar numa série de mudanças para o formato depois das críticas dirigidas em 2024, com esta informação a ter sido discutida na reunião de chefes de delegação que teve lugar na Croácia, "Agora há nove grupos de trabalho já a trabalhar e o objetivo é que eles entreguem os resultados do seu trabalho nos próximos meses. O representante islandês já entregou as suas declarações, realçando que existiu uma discussão extremamente negativa na Islândia antes da Eurovisão de 2024. Mas quase todas as nações já anunciaram a sua participação na Suíça no ano que vem".

Apesar da confirmação no Festival Eurovisão 2025, a emissora da Islândia não revelou qual o método de seleção com que selecionará os seus representantes em Basileia. O Söngvakeppnin tem sido usado nos últimos anos como final nacional, sendo que a última vez que foi usada uma seleção interna, exceptuando 2021, foi em 2005.

Estreante em 1986, a Islândia conta com 36 participações no Festival Eurovisão, destacando-se as 27 presenças na Grande Final e o 2.º lugar alcançado nas edições de 1999 e 2009. Em Malmö, Hera Björk representou o país com "Scared of Heights" terminando em 15.º (e último) lugar na semifinal com 3 pontos, sendo a menos votada pelo público português.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte:RÚV/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.