Em declarações ao jornal Blick, Reto Peritz explicou porque é que Basileia foi escolhida para acolher a Eurovisão 2025 em vez de Genebra. As três razões principais para a seleção de Basileia foram a arena, a disponibilidade e os planos das cidades em torno do concurso.
No que diz respeito ao local, Peritz explicou que embora Genebra tivesse um local maior, toda a infraestrutura para a competição no local teria de ser construída de raiz: “com o Halle Saint-Jacques, Basileia tem uma sala de concertos que já deu provas. Genebra tinha um salão de exposições generoso e com bastante espaço, o Palexpo, mas toda a infraestrutura teria de ser aí instalada. Basileia tem um local mais pequeno, mas o conceito “Arena Plus” e a integração do estádio St. Jacques compensam isso”.
O Festival Eurovisão da Canção requer o aluguer da arena por um tempo significativo antes do evento para a construção do palco, bem como disponibilidade para os ensaios stand-in que começam semanas antes do espetáculo ao vivo. A este propósito, o coprodutor executivo afirmou que “Basileia conseguiu disponibilizar-nos a arena durante mais uma semana do que Genebra”.
Finalmente, a candidatura de Basileia foi considerada mais criativa do que a de Genebra e foi considerado que a cidade pretende abraçat mais o concurso: “fatores como a criatividade também jogaram a favor do Basileia. E o facto de não só existir uma fan zone planeada, mas de toda Basileia tornar-se uma cidade dedicada à Eurovisão”.
Basileia foi anunciada a 30 de agosto como a cidade que iria receber o Festival Eurovisão da Canção 2025, após um concurso público. Na primeira ronda, as propostas de quatro cidades (Basileia, Berna e Biel/Bienne, Genebra e Zurique) foram analisadas por um comité supervisionado pela PricewaterhouseCoopers. O comité selecionou Basileia e Genebra como finalistas. A SRG SSR, a emissora nacional suíça, analisou então as duas candidaturas pré-selecionadas e escolheu Basileia como cidade anfitriã.
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