A Chéquia revelou que vai utilizar um método diferente para selecionar os seus representantes na Eurovisão 2025. A Česká Televize confirmou que vai voltar às escolhas internas. Desde 2018 (exceto 2021), o público pôde selecionar a aposta checa através do ESCZ, cujo formato tinha vindo a mudar ano após ano, passando de totalmente online a um espetáculo ao vivo com audiência.
O comunicado de imprensa refere que a estação procura “alocar recursos de forma mais eficaz para a encenação e promoção”. O chefe da delegação, Krystof Samal, afirmou que “foi uma viagem maravilhosa apresentar a música checa num palco internacional através do ESCZ. A mudança para um processo de concurso fechado incentiva os artistas consagrados a participar discretamente, sem a pressão adicional da competição pública. Esta abordagem permite-nos também concentrar os nossos recursos na encenação e na promoção interna e externa. A nossa nova direção visa alcançar o melhor resultado possível para a Chéquia, reconhecendo o potencial da Eurovisão para se tornar um fenómeno aqui, tal como é noutros países europeus.”
Os artistas interessados têm até 30 de setembro para submeter as suas candidaturas, que serão avaliadas por um júri demoscópico (40% da votação total), um júri internacional (40%) e um comité de seleção da ČT (20%). Em caso de empate, a comissão de seleção da ČT desempata.
Todos os artistas que residam atualmente na Chéquia podem candidatar-se. Os artistas podem enviar várias músicas. Os compositores não precisam de ser checos e podem enviar música sem um artista ligado a eles.
Estreante em 2007, a Chéquia conta com 12 participações no Festival Eurovisão, registando 5 presenças na Grande Final e o melhor resultado a ser o 6.º lugar em Lisboa. Aiko adquiriu o direito de representar a Chéquia no Festival Eurovisão 2024 com "Pedestal": em Malmö, a candidatura ficou no 11.º lugar da semifinal 2 com 38 pontos, a 5 pontos do último lugar de apuramento.
Sem comentários
Enviar um comentário