Depois de ter avançado com a realização de uma final nacional para regressar ao certame internacional, a emissora montenegrino RTCG oficializou a participação no Festival Eurovisão 2025.
Depois da retirada do concurso de 2023 devido à "falta de interesse dos patrocinadores" e da "aposta em projetos nacionais e reformas na grelha de programas, bem como em equipamentos e instalações", a RTCG anunciou, recentemente, a criação de uma final nacional para a participação no próximo ano. Contudo, depois de alguns rumores sobre uma eventual não participação, a RTCG oficializou a participação no Festival Eurovisão 2025 na Suíça.
A oficialização aconteceu no site oficial da emissora, revelando novos detalhes sobre o Montesong 2024, certame que decorrerá ainda este ano e cujo vencedor representa o país em maio do próximo ano. Não existe restrição de nacionalidade dos autores, ainda que os intérpretes tenham de ter nacionalidade montenegrina, com a RTCG a exigir que, pelo menos, 51% da canção esteja escrita numa das línguas oficiais do país (montenegrino, sérvio ou sérvio-montenegrino). O vencedor do concurso será escolhido pelo público e por um júri em iguais percentagens.
Montenegro conta com 12 participações no Festival Eurovisão desde 2007, com o melhor resultado a remontar a 2015, com o 13.º lugar de Knez. Em Turim, o país fez-se representar por Vladana Vucinic e "Breathe", tema que não foi além do 17.º (e penúltimo) lugar com 33 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (11) e o 14.º lugar no televoto (22), sendo apenas pontuada por três países: Sérvia, Espanha e Macedónia do Norte.
Fonte: RTCG / Imagem: Eurovision.Tv / Vídeo: Eurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário