A EBU/UER descartou o pedido da RTK para ser convidada a participar no Festival Eurovisão 2025, confirmando-se a ausência do Kosovo na edição do próximo ano.
Tal como aconteceu nos últimos anos, a emissora estatal do Kosovo transmitiu o Festival Eurovisão 2024, mantendo viva a esperança de competir no certame internacional, participação que anseia há vários anos, lançando inclusivo uma competição que servirá como final nacional - o Festivali i Këngës në RTK.
Contudo, a estreia do Kosovo não acontecerá no Festival Eurovisão 2025, com a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) a responder negativamente ao apelo enviado por Shkumbin Ahmetxhekaj, diretor-geral da RTK, a Martin Osterdahl, supervisor executivo do formato, para que a emissora nacional do Kosovo recebesse um convite especial para competir na edição.
De realçar que a União Europeia de Radiodifusão discutiu, nos últimos anos, a adesão da emissora kosovar RTK ao organismo como Membro Ativo, com uma possível mudança dos Estatutos, algo que não foi acordado pela maioria dos países. Um dos grandes entraves à adesão da RTK à EBU/UER é o facto do Kosovo não ser membro da ONU, o que por sua vez impossibilita a sua adesão à União Internacional das Televisões. A Rússia, país que considera "ilegal" a independência do Kosovo, tem usado o seu direito ao veto para prevenir qualquer reconhecimento da ONU, tornando impossível qualquer possibilidade de reconhecimento da independência.
Sem comentários
Enviar um comentário