A candidatura de Berna à organização do Festival Eurovisão 2025, em conjunto com Biel/Bienne, pode estar em risco depois de um pedido de referendo para o apoio do Governo do Cantão solicitado por dois partidos.
Depois de ter revelado os seus planos de organização do Festival Eurovisão 2025, com a candidatura a ser partilhada com a cidade natal de Nemo - Biel/Bienne, a corrida de Berna para ser a cidade anfitriã do concurso internacional poder estar em risco. Segundo avança a imprensa helvética, o Partido Popular Suíço e o Partido da União Democrática Federal avançaram com um pedido de referendo ao apoio do Governo do Cantão para a organização, que havia sido estimado em 7,3 milhões de euros.
De acordo com a lei do cantão, o referendo apenas pode ser proposto após a aprovação do apoio pelo Governo, sendo proposto ao Parlamento em setembro: contudo, a proposta teria de estar sujeita a três meses de espera, com a votação a ser realizada no final do ano, o que inviabilizaria a candidatura. De realçar ainda que, após o anúncio das quatro cidades na corrida, Berna tem recebido as maiores críticas e oposição pública, com a candidatura a ser vista como a mais arriscada, visto que o local avançado apenas ficará pronto a poucas semanas do concurso.
Sem comentários
Enviar um comentário