A SRG SSR, emissora estatal helvética, anunciou, recentemente, que voltará a apostar numa seleção interna para a escolha dos seus representantes para o Festival Eurovisão 2025, repetindo a fórmula usada pelo país desde 2019. O prazo de submissões de candidaturas abre a 8 de agosto, permanecendo aberto para todos os intérpretes, produtores, compositores e letristas até 22 de agosto.
Aquando do fecho das inscrições, a SRG SSR prevê uma série de audições para a escolha dos representantes helvéticos, com um júri de público nacional, um júri de público internacional e um júri de especialistas internacionais, o último formado por 25 antigos jurados do Festival Eurovisão, a determinarem o vencedor da seleção. A candidatura será conhecida no início do ano sendo que, na qualidade de país anfitrião, a canção está automaticamente apurada para a Grande Final.
Vencedora da primeira edição do certame, a Suíça participou por 62 ocasiões no Festival da Eurovisão, contabilizando três vitórias (1956, 1988 e 2024). Em Malmö, o país foi representado por Nemo e "The Code" que, após o quarto lugar na semifinal, conquistou a vitória na Grande Final com 591 pontos, fruto do 1.º lugar no júri (365) e o 5.º no televoto (226), recebendo 18 pontos de Portugal (12 do júri e 6 do público).
Sem comentários
Enviar um comentário