Depois da investigação independente revelada pela EBU/UER, a emissora estatal da Noruega confirmou a sua participação no Festival Eurovisão 2025.
No rescaldo da edição de Malmö, em declarações à imprensa norueguesa, Stig Karlsen, chefe de delegação da Noruega no Festival Eurovisão 2024, confirmou a existência de reuniões entre a NRK e a EBU/UER relativamente às polémicas existentes na edição deste ano, frisando que a confirmação do país na edição do próximo ano apenas aconteceria após a investigação independente pedida pela EBU/UER.
Após a revelação dos resultados da investigação, bem como de algumas mudanças a implementar no formato, Stig Karlsen confirmou que a Noruega estará a concurso no Festival Eurovisão 2025: "Agora a EBU/UER reconheceu que teve problemas este ano e está a trabalhar para melhorar. E o que nos foi dito, além do que eles divulgaram publicamente, parece muito bom. Então agora trabalharemos de forma construtiva e positiva para levar a Noruega ao Eurovision em 2025. Nós participaremos.". Contudo, apesar da confirmação, a NRK não confirmou qual o formato de seleção, ainda que seja esperrado o recurso ao Melodi Grand Prix.
“Esperamos que a EBU garanta que o Eurovisão não seja usado como uma ferramenta política, porque houve bastante disso este ano. Também é importante que eles se tornem melhores em comunicação, gestão de crise e segurança em torno do evento.” defendeu ainda Stig, frisando que a NRK está contra um possível boicote cultural, mas que a natureza apolítica do formato terá de prevalecer: "A NRK deixou claro que não nos envolveremos num boicote cultural. O que é importante para nós é que a Eurovisão não seja usada como uma plataforma para política, e a EBU não conseguiu acompanhar isso também. Não podemos ter países que usam a competição como uma plataforma para propaganda.".
Estreante em 1960, a Noruega conta com 62 participações no Festival Eurovisão, com três vitórias no curriculum (1985, 1995 e 2009). Em Malmö, os Gate representaram o país com "Ulveham": após o dez lugar na semifinal, a banda ficou no 25.º (e último) lugar com apenas 16 pontos, fruto do 23.º lugar no júri (12) e o 24.º no televoto (4), sendo a 12.ª vez que a Noruega ocupou o último lugar numa final da Eurovisão.
Sem comentários
Enviar um comentário