O Parlamento letão rejeitou, esta tarde, a resolução que exigia a retirada da Letónia do Festival Eurovisão.
Mais de 11 mil pessoas assinaram uma petição a favor da saída da Letónia do Festival Eurovisão. A petição foi submetida ao Parlamento e apela ao desvio do financiamento da participação no concurso para o desporto.
Depois de 11 mil e 300 assinaturas terem sido recolhidas na plataforma ManaBalss numa petição a favor da saída da Letónia do Festival Eurovisão, a resolução foi discutida, esta tarde, no Parlamento letão. "É duvidoso que este evento contribua significativamente para a imagem e reputação da Letónia. As pessoas que aí participam tendem a comportar-se de forma obscena, e isso também é considerado a norma", podia ler-se no texto da resolução, do autoria de Kristaps Bogdanovičs, "Há países europeus que não participam na Eurovisão por várias razões, incluindo razões financeiras, e a Letónia deveria investir melhor o seu já problemático financiamento público onde temos benefícios claros – no desporto. É inaceitável que a Federação de Biatlo tenha que arrecadar doações para o Campeonato Mundial, que é definitivamente mais importante do que a Eurovisão.".
Com 87 dos 100 deputados reunidos em plenário, 32 deputados votaram a favor da resolução, que acabou rejeitada com 24 votos contra e 31 abstenções. Com a rejeição da resolução, os fundos estatais investidos pela LTV no Festival Eurovisão não sofrerão alterações para a edição do próximo ano.
Que bom.
ResponderEliminar