Slider

Itália: Revelados os primeiros detalhes do 'Festival di Sanremo 2025'

Carlo Conti e a emissora RAI revelaram os primeiros planos do Festival di Sanremo 2025: o certame contará com menos canções, os cinco primeiros classificados serão revelados aleatoriamente a cada gala e a noite dos covers não contará para os resultados finais.


Depois do anúncio do regresso de Carlo Conti à condução e direção do concurso após cinco anos da chefia de Amadeus, começaram a ser revelados os primeiros detalhes da próxima edição do Festival di Sanremo. Em entrevista, Carlo Conti revelou que, à semelhança dos anos anteriores, o Nuove Proposte será uma competição separada do Festival di Sanremo mas o vencedor da categoria dos novos talentos não terá acesso à competição.

Tal mudança vai de encontro a outra mudança avançada pelo novo diretor artístico: a redução da duração das transmissões televisivas. Ainda que tenha desmentido as notícias que apontavam a meia noite (23h de Lisboa) como o máximo da duração, Carlo Conti garante que tal não é possível, desejando que a transmissão não se prolongue além da 1h00 (hora local), o que, a acontecer, poderá reduzir em mais de uma hora determinadas galas. E uma das mudanças para o encurtamento será a redução do número de canções concorrentes de 30 para 24.

No plano preliminar revelado pela RAI, as 24 canções serão apresentadas na primeira noite, com os primeiros cinco classificados a serem revelados por ordem aleatória. A revelação aleatória dos cinco primeiros classificados acontecerá também na segunda e terceira galas, onde atuarão metade dos concorrentes. Outra grande mudança acontecerá na quarta gala - a noite dos covers - onde, apesar de haver um vencedor, os resultados dessa noite não entrarão para a classificação final. Por fim, na gala final, até ao momento, a RAI não prevê nenhuma alteração.

De realçar que, apesar dos anúncios das mudanças a implementar na edição, a RAI ainda não confirmou a utilização do formato como processo de seleção para o Festival Eurovisão 2025, concurso que também ainda não conta com a confirmação italiana.

Com 47 participações desde 1956, ano de estreia do concurso, Itália é um dos países com melhores resultados no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias e 12 presenças no pódio eurovisivo. Vencedora do Festival di Sanremo 2024, Angelina Mango representou Itália em Malmö com "La Noia" a conquistar o 7.º lugar na Grande Final com 268 pontos, fruto do 4.º lugar no júri (164) e o 7.º no televoto (104), tendo recebido 9 pontos de Portugal (5 do júri e 4 do televoto).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RAI / Imagem: RAI / Vídeo: Eurovision.tv

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.