A emissora nacional do Kosovo, RTK, solicitou um convite da EBU/UER para competir no Festival Eurovisão 2025.
Tal como aconteceu nos últimos anos, a emissora estatal do Kosovo transmitiu o Festival Eurovisão 2024. Contudo, a RTK pretende estar a concurso já no próximo ano, com o porta-voz da emissora kosovar a frisar que "a candidatura da RTK será apresentada em breve", manifestando que o vencedor da segunda edição do Festivali i Këngës në RTK seja "o representante do Kosovo no concurso internacional".
Depois da promessa da solicitação à EBU/UER, a RTK revelou, nas redes sociais, que solicitou junto do organismo máximo do evento, um convite especial para participar no Festival Eurovisão 2025, com a carta a ser enviada por Shkumbin Ahmetxhekaj, diretor-geral da RTK, a Martin Osterdahl, supervisor executivo do formato.
Prezado Sr. Osterdahl,Enquanto Diretor Geral da Rádio Televisão do Kosovo (RTK), escrevo-lhe em nome da RTK para solicitar um convite para participar no próximo Festival Eurovisão da Canção, organizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU). A participação neste evento cultural de alto nível na Europa é a nossa forte ambição e é de grande importância para a nossa harmonização na União Europeia.A RTK cultiva talentos musicais e promove intercâmbios culturais no Kosovo. Organizámos com sucesso o nosso próprio concurso nacional de canção, que ganhou considerável popularidade entre os kosovares. Este ano, teremos orgulho em acolher a segunda edição do nosso concurso, com a esperança de que a canção vencedora represente o Kosovo no Festival Eurovisão da Canção do próximo ano.Embora o Kosovo tenha actualmente um acordo e um estatuto especiais com a UER, inspiramo-nos no exemplo de países como a Austrália, que foram convidados a participar na Eurovisão. Acreditamos firmemente que o Festival Eurovisão da Canção é um evento não político que celebra a música, a diversidade e a unidade, valores que ressoam profundamente na nossa nação.Solicitamos respeitosamente que leve isto em consideração ao fornecer à RTK um convite para participar no próximo Festival Eurovisão da Canção. A nossa participação não só mostraria o talento do Kosovo, mas também reforçaria o espírito de inclusão e intercâmbio cultural que a Eurovisão encarna.Por último, mas não menos importante, a EBU desempenhou um papel crucial no estabelecimento da RTK em 1999, por isso esperamos que tente ajudar-nos a alcançar este objectivo, que está consagrado na nossa missão como emissora pública.Obrigado por considerar nosso pedido. Aguardamos com expectativa a oportunidade de contribuir e enriquecer este prestigiado evento.Saudações,Shkumbin AhmetxhekajDiretor Geral da Rádio Televisão Kosovar
A União Europeia de Radiodifusão discutiu, nos últimos anos, a adesão da emissora kosovar RTK ao organismo como Membro Ativo, com uma possível mudança dos Estatutos, algo que não foi acordado pela maioria dos países. De realçar que, um dos grandes entraves à adesão da RTK à EBU/UER é o facto do Kosovo não ser membro da ONU, o que por sua vez impossibilita a sua adesão à União Internacional das Televisões. A Rússia, país que considera "ilegal" a independência do Kosovo, tem usado o seu direito ao veto para prevenir qualquer reconhecimento da ONU, tornando impossível qualquer possibilidade de reconhecimento da independência.
Sem comentários
Enviar um comentário