A emissora estatal dos Países Baixos, AVROTROS, emitiu, esta manhã, um comunicado sobre a polémica em torno de JOOST no Festival Eurovisão 2024, frisando também que a participação no concurso do próximo ano ainda está "em consideração" e que apenas confirmará a presença consoante as medidas a tomar pela EBU/UER após as polémicas decorrentes em Malmö.
Nas últimas semanas, muita coisa aconteceu nos bastidores do AVROTROS após o final decepcionante do concurso para os Países Baixos. Neste artigo queremos compartilhar o que pudermos, mas também pedimos compreensão para o fato de que nem tudo pode (ainda) ser tornado público.
Desqualificação de Joost Klein
A investigação do incidente após a atuação de Joost Klein na 2ª semifinal ainda está pendente no Ministério Público sueco. Durante esta investigação, infelizmente não poderemos entrar em detalhes sobre as circunstâncias e o tratamento deste incidente porque isso poderia influenciar a investigação.
Podemos dizer que com base nas informações que tínhamos então e temos agora, ainda acreditamos que a desclassificação foi desnecessária e desproporcional.
Investigação da EBU
A AVROTROS, tal como outras emissoras de países participantes, recebeu um pedido da EBU para cooperar numa investigação. Decidimos cooperar neste sentido, com as devidas ressalvas. A AVROTROS acredita que é necessária uma investigação mais ampla, mais aprofundada e verdadeiramente independente para resolver problemas estruturais.
Não só a gestão em Malmö e na EBU, mas também o papel e o mandato do Grupo de Referência (o comité dos países participantes delegados), as regras/procedimentos e possibilidades de recurso em caso de reclamações, e a pressão crescente sobre os artistas e delegações antes e durante o concurso devem ser objeto de investigação por uma agência de pesquisa reconhecida e independente.
Futuro
O Festival Eurovisão da Canção foi criado para unir países e povos através da música e para encorajar a fraternidade mútua. Este deverá ser o ponto de partida para os organizadores e todos os países participantes.
Até que a AVROTROS esteja confiante de que serão feitos ajustes estruturais nos artistas e na sua mensagem musical de volta ao centro, manteremos a participação no Concurso Musical sob consideração.
idiotas Esses Holandeses são os culpados pelo COVID
ResponderEliminar