A RTP irá pedir explicações à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) sobre o atraso da divulgação da atuação de Portugal na Final do Festival Eurovisão 2024.
Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da RTP, revelou, em entrevista à RTP3, que a organização do Festival Eurovisão 2024 justificou, quando questionada pela delegação portuguesa, que o atraso na divulgação da atuação de Iolanda na Final do concurso de ontem. Contudo, segundo Nicolau Santos, durante a troca de emails até à disponibilização do mesmo, o membro da organização alegou a presença de "elementos pró-palestinos" na atuação portuguesa, com a RTP a reunir-se na próxima terça-feira, 14 de maio, para a discussão do assunto, avançado com um "protesto formal" caso se encontrem evidências de que o atraso esteve relacionado com esse assunto.
Na mesma entrevista, Nicolau Santos defende que esta edição do Festival Eurovisão "merece uma reflexão", com a delegação a discutir, na próxima terça-feira, os pontos que devem ser debatidos com a União Europeia de Radiodifusão para a correção nas próximas edições. O presidente do Conselho de Administração deu ainda o exemplo da classificação de Israel, descrevendo-a como uma "votação política de pessoas que apoiam Israel". Por fim, Nicolau garante que a "RTP não tem qualquer decisão de não participar no concurso", mas apenas de "melhorar a situação", defendendo que "não faz sentido que a RTP pondere sair da Eurovisão".
Meu Deus ao que isto chegou. Para o ano que vem mandem um padre abençoar o concurso porque Deus nos livre de no ano que vem haver outra vez tanta polémica e menos valor dado ao concurso que é de canções e nada mais
ResponderEliminarAno após ano criticavam a RTP por não reagir nem tomar medidas em situações polémicas como por exemplo em 2022 antes da Rússia ter sido expulsa. Agora espero que tenham o bom senso de não a criticarem por estar a tomar uma posição ativa. Além disso, os vídeos são publicados nas redes sociais da Eurovisão antes das votações encerrarem permitindo ao público rever as atuações antes de decidirem em quem votar - claramente que Portugal saiu prejudicado aqui e tem todo o direito a reclamar!
ResponderEliminarPenso que se Portugal meter um protesto formal vai perder porque os responsáveis da Eurovisão já tinham dito que não queriam nada alusivo a Palestina mas como cidadã portuguesa espero sinceramente que a RTP ganhe
ResponderEliminar