Edmundo Inácio, Joaquim Albergaria, Inês Henriques, Rafaela e Ribas dos Santos da Silva Rodrigues e Patrícia Silveira compuseram o júri português na Final do Festival Eurovisão 2024.
Já é conhecida a composição do júri português na Final do Festival Eurovisão 2024: Edmundo Inácio, Joaquim Albergaria, Inês Henriques, Rafaela e Ribas dos Santos da Silva Rodrigues e Patrícia Silveira. A formação portuguesa atribuiu os 12 pontos à Suíça, seguindo-se a Irlanda e a Arménia na votação. Por outro lado, o Luxemburgo ficou em 11.º lugar nas preferências do júri português, enquanto a Áustria foi a menos votada pelo painel.
Votação do júri de Portugal
12 pontos - Suíça
10 pontos - Irlanda
8 pontos - Arménia
7 pontos - Lituânia
6 pontos - Ucrânia
5 pontos - Itália
4 pontos - Reino Unido
3 pontos - Suécia
2 pontos - Alemanha
1 ponto - Sérvia
11.º Luxemburgo
12.º Chipre
13.º Espanha
14.º Estónia
15.º Letónia
16.º Eslovénia
17.º Finlândia
18.º França
19.º Croácia
20.º Noruega
21.º Grécia
22.º Israel
23.º Geórgia
24.º Áustria
Fonte, Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
RTP tem que parar urgentemente em 2025. O que se passou ontem foi a maior vergonha e desrespeito que a EBU fez durante décadas. Já não é um concurso de canções mas de interesse político e de patrocínios. Tolerância zero só é válida para estas pessoas que se deixam comprar com patrocínios que estão ligados a políticas. As regras internas contrapõem os direitos universais. Travar um vídeo de ser publicado por causa das unhas da Iolanda que leva a cor da resistência da palestina é no mínimo repugnante e intolerável. Onde está o direito da liberdade de expressão. As regras internas da EBU são superiores aos direitos das pessoas? Não publicar o vídeo e só fazê-los depois de terminar as votações é o quê? Para mim chamasse opressão e tomar partidos políticos para não perder patrocínios, privando os cantores de um direito de liberdade de expressão. RTP não deve participar na próxima edição assim como vários países. PAREM com a política dentro do festival. É a única forma de travar este comportamento dúbio da EBU.
ResponderEliminarUm mimo esta votação. Suíça, claro. Depois da galinha temos o galo. Quando há apostadores dentro de uma organização não falha.
ResponderEliminarQuais os critérios de votação do júri português?
ResponderEliminarVoto ideológico. Vergonha total. Deviam ser privatizados e postos na rua!
ResponderEliminarVergonha de júri... Desapareçam, não representam Portugal e os portugueses. A Croácia? Músicas de elevadíssima qualidade musical e vocal de França e Israel onde estão? Anda um gajo a pagar impostos para esta RTP! Que júri é este? Não conheço ninguém... Foram buscá-los às paradas e manifs?
ResponderEliminarVergonhoso este júri português!!! Zero pontos às músicas de Israel e França??? Baseiam-se em questões políticas para avaliarem a MÚSICA de Israel??? Não nos representam a nós portugueses que orgulhosamente demos 12 pontos à canção de Israel!
ResponderEliminar10 pontos para a Irlanda? LOL
ResponderEliminarDevem gostar tanto de música como eu de touradas.