Oito dos dezasseis países da segunda semifinal passaram hoje nas análises do Olhares sobre o Festival Eurovisão 2024. A Suíça foi a mais votada e assume a liderança da votação, enquanto Malta foi a menos votada do lote.
A 16.ª edição do Olhares sobre o Festival Eurovisão continua com as análises às canções dos países da primeira metade da segunda semifinal: Malta, Albânia, Grécia, Suíça, Chéquia, Áustria, Dinamarca e Arménia. As oito canções foram pontuadas pelos 18 membros do painel do Olhares, com algumas das canções a figurarem no top3 e no botton 3 dos comentadores.
Olhares sobre o ESC2024 - Malta
Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar
Comentários Bottom3:
- Nuno Carrilho: "Em tempos, Malta foi um dos países mais interessantes do Festival Eurovisão. Agora, depois da polémica das apostas, tornou-se apenas só mais um... A canção deste ano é prova disso. Vai por Malta, mas podia ir por outro qualquer. A mim não me diz rigorosamente nada e está no fundo da minha tabela".
- Valter: "Malta que não sai do loop de ficar la em baixo desde Destiny Apesar de não desgostar de "Dance" The Busker, Malta parece que que gosta de ficar fora da grande final e “Loop” a meu ver vai continuar essa tendência. Não tenho muito a dizer a não ser que via essa música a ser cantada por qualquer outra pessoa(que saiba cantar), não é um bom sinal. Genérico é o que tenho a dizer,"
- Marcelo Silva: "Eu só tenho medo que partam um braço a miúda no palco, é tanta cambalhota que no final ainda fica enjoada. Nunca tinha ouvido ninguém a chamar tanto por um camião. Isto é uma imitação muito barata da Ana Malhoa. A voz da cantora não é má de toda, mas isso não chega. A Malta tem de deixar de ir aos armários suecos. Nada de novo aqui. "
Total: 89 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Albânia
Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar
Comentários Bottom3:
- João Diogo: "Nunca foi do meu agrado a proposta albanesa para a Eurovisão 2024. Nem na sua forma inicial nem depois do revamp que já vem sendo hábito. Ainda assim, acho que preferia a primeira versão. Os albaneses têm esta ideia fixa de que quando chegam à Eurovisão têm de abandonar as suas raízes e apostar em algo mais internacional. Mais errados não podiam estar. A produção desta canção provoca-me pesadelos. O ponto positivo é a voz da Besa. Creio que ficará pela semifinal.."
- Ricardo Matias: "Honestamente, e não querendo descurar da capacidade performativa, vocal e artística da Besa, na minha opinião é uma canção pouco impactante que me faz passar ao lado quando a ouço. Tendo em conta o facto de ser uma semifinal onde o televoto é o único decisor, e perante outras canções mais competitivas e impactantes, creio que a minha opinião se transcenda para os restantes telespectadores, pelo que não prevejo a Albânia na final deste ano."
Total: 91 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Grécia
Comentários TOP3:
- Patrícia Gargaté: "Como não amar uma miscelânea de sons com uma apresentação divertida e caótica? Uma fusão de sons muito rica e interessante. Sinto que o videoclipe me vendeu a Grécia de uma forma que estou a pontos de marcar as minhas próximas férias. Tenho confiança nas capacidades vocais da Marina e sei que a Grécia entrega em palco portanto... se vencesse ficaria extremamente feliz!"
- Gonçalo Canhoto: "A Grécia está-ta-ta-ta de volta às suas origens e apresenta-nos um tema que funde os sons étnicos que marcaram as participações do país na década passada a um estilo urbano. A versatilidade e imprevisibilidade da proposta, que nos surpreende e nos faz viajar por diferentes sonoridades em meros segundos, tornam “ZARI” na proposta mais interessante enviada pelo país na última década. Marina Satti é uma cantora carismática e acredito que vai estar à altura do desafio que a sua canção exigirá: “ZARI” pede fogo, pede arrojo, pede intensidade. A Grécia arrisca numa canção que poderá soar estranha a uma franja do público, mas que irá captar muitos votos nos Balcãs e lutará por um lugar no top 10."
- Emanuel Nabais: " De longe, a melhor canção do ano. Já seguia o trabalho da Marina Satti há vários anos, e sempre achei que seria uma ótima opção para a Eurovisão. Conhecendo o trabalho da artista, já era de esperar algo arrojado, e não desiludiu. Finalmente aposta-se na língua grega, e numa canção com identidade, obviamente grega, mas sem ser cliché. Quanto ao seu futuro na tabela de classificação, é uma incógnita. Não sei o quão acessível será a canção ao público em geral. Por mim trazia o troféu. Achava extremamente prático uma Eurovisão em Atenas."
- Hugo Sepúlveda: "Quando foi anunciado que seria a Marina Satti a representar a Grécia, fiquei logo com grandes expectativas, pois já conhecia a artista e algum do seu trabalho. Eis que “Zari” chega e no primeiro impacto fiquei ali sem saber o que achar. Bastou reouvi-la para começar logo a dançar ao som dos “ta ta ta ta ta”! Apesar de ser das minhas favoritas deste ano, reconheço que seja uma canção de extremos e que com a actuação possa ser igual, já que pode correr muito bem ou muito mal. Espero contar com ela no alinhamento da grande final!"
Comentários Bottom3:
- Alina Aleixo: "Percebo que possa vir a ser das favoritas do público, porque este estilo musical é tendência. A mim não me cativa. Não consigo gostar desta canção, talvez porque não aprecio o estilo. Nem espero nada de espectacular relativamente à apresentação em palco. Fiquei desiludida com a Grécia este ano, pois costuma ser dos meus países favoritos. "
Total: 133 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Suíça
Comentários TOP3:
- Patricia Gargaté: "Para mim, a fórmula perfeita de como conseguir algo bom a TODOS os níveis. Temos uma presença inigualável do Nemo, aliado ao seu poder vocal... mas o melhor está na canção: Todas as fusões e as nuances, todos os estilos musicais numa simbiose perfeita. A Suiça veio para ganhar e ficaria muito contente se isso acontecesse!
- Gonçalo Canhoto: "A Suíça tem mostrado muita determinação em vencer o concurso nos últimos anos e depois de 2 recentes lugares no top 5, o momento pode ter finalmente chegado para os helvéticos. Versando sobre o processo de descoberta da sua identidade e de aceitação enquanto pessoa não-binária, a proposta suíça conta uma das histórias mais especiais da edição. “The Code” vale pela sua invulgar construção e pela fusão de distintas sonoridades, o que tem tanto de caótico, como de perspicaz. Como vimos nas festas pré-eurovisivas, Nemo tem provas dadas de que poderemos esperar uma atuação de expoente máximo a nível vocal. Recomendo-vos que comecem a poupar, a possibilidade de rumarmos à Suíça é real."
- Valter: "A procura de nemo" é um dos meus filme favoritos da minha infância, e Nemo, da Suíça, não do filme, a pegar corajosamente num tema que para muitos ainda é visto como algo "estranho". Mesmo com as mudanças presentes ao longo da musica, o que normalmente faz me estranhar a musica, a maneira como foi colocada não só na música em si como no clipe é claramente uma forma de atenuar a estranheza da mudança e fazer que seja a segunda melhor deste ano na minha opinião. Não quero falar muito sobre a letra já que o assunto não é algo que tenha autoridade para falar, porem não posso dizer que esta não seja impactante."
- Pedro Dias: "Desde a primeira audição que senti “vibrações vencedoras” vindas da proposta helvética. @ camaleónic@ Nemo leva-nos uma canção caoticamente bem produzida, onde todos os estilos musicais encaixam de forma milagrosa. Como se não bastasse, @ cantor@ transpira carisma, e o seu aparelho vocal não @ envergonha em nada, antes pelo contrário. Uma mensagem forte, e atual. Será que este código é o vencedor? Muito possivelmente sim. Sendo que pelo menos o top 3 está mais que garantido.".
- Rui Costa: "Não sei quanto a vocês, mas acho que vamos para a Suíça no próximo ano! Nemo conseguiu destacar-se das outras candidaturas com uma mistura entre comédia musical, pop, rap e ópera. Na canção "The Code", elu (sim, Nemo é uma pessoa não-binária) conta em resumo a sua viagem até ao momento em que elu encontrou a resposta que se encontrava algures entre os zeros e uns. Ironicamente e por incrível que pareça, esta canção também descreveu a minha viagem pessoal de quase 10 anos até ao dia em que eu estava em Malmö e que eu percebi uma coisa: eu sou uma mulher trans! Eu espero que Nemo vai escrever a história ao dar uma terceira vitória bem merecida para a Suíça e estou sinceramente a torcer para elu e a canção delu!"
- Alina Aleixo: "Tem potencial para vencer. Não é uma canção que eu queira ouvir todos os dias, mas é icónica. As mudanças na melodia são surpreendentes e fazem parecer que estamos a ouvir várias canções numa só. Espero que o intérprete esteja à altura vocalmente e que tire o melhor partido desta canção para apresentar uma atuação carismática. "
- Marcelo Silva: "Teria de comentar a Suíça, pois é na Suíça que vivo e País na qual me orgulho tanto a pertencer. A última vez que a Suíça ganhou, foi em 1988 com uma senhora de carreira respeitável, a tão conhecida Celine Dion. A Suíça traz-nos este ano, um carrossel musical, uma voz imprescindível, um artista de valor, que está pronto para levantar o troféu em Maio e em Malmö. Não tenho muito a acrescentar, Suíça na minha humilde opinião sairá vitoriosa, e eu vos espera em 2025 cá, certamente em Zurique. "
Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar
Total: 186 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Chéquia
Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar
Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar
Total: 105 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Áustria
Comentários TOP3:
- Pedro Dias: "Louvado seja quem produziu este estrondo. Faz-me viajar para os meus queridos anos 90, e provoca-me um aceleramento cardíaco que só me dá vontade de dançar até cair para o lado. Talvez não tenha o poema mais profundo, a orquestração mais erudita, mas cumpre na perfeição com aquilo a que se propõe. Eficaz e viciante. Se a capacidade vocal da rainha Kaleen não destruir tudo, será sem dúvida uma canção para terminar no top 10 da grande final."
Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar
Total: 120 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Dinamarca
Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar
Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar
Total: 101 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Arménia
Comentários TOP3:
- Emanuel Nabais: "Mesmo achando a versão estúdio por si só interessante, esta é uma canção que irá ganhar bastante na atuação ao vivo. A Arménia sabe muito bem vender estas canções em palco quando constrói toda a parte cénica, e a voz da cantora será irrepreensível. É de louvar também esta versatilidade do país, que nos últimos anos tem variado imenso no seu registo. É certo que nos últimos anos estas canções mais étnicas têm perdido o fôlego no que toca ao resultado final, mas é o que menos interessa aqui. Vai ser uma festa em palco, e um momento que recordaremos no final do alinhamento.".
- Valter: "No ano passado não prestei muita atenção a Arménia e só bastante depois da final é que dei uma oportunidade a musica, uma das que mais ouvi da edição de 2023. Este ano a mistura entre o moderno e o tradicional não me escapa. E apesar do arménio estar bastante longe da minha compreensão, toda a "vibe" da música não deixa que a mensagem da musica escape. O carisma da Jaklin durante o vídeo clipe, que espero que ela consiga transpor para o palco, mais o facto de ser cantado na língua nativa, um fator que quase sempre aprecio, leva a que jako esteja no meu top desde que ouvi pela primeira vez."
- Pedro Dias: "Foram canções como as que a Arménia apresenta este ano a concurso, que me fizeram apaixonar pela Eurovisão. Uma canção 100 % étnica, alegre, divertida e descomprometida. A cada acorde consigo sentir um pedacinho da cultura armena. Adoro! Tenho muitas dúvidas se irá terminar numa posição cimeira da tabela. Ainda para mais num ano em que há uma dezena de temas brutais. Mas certamente irá estar na final, e vai proporcionar um momento de boa disposição, cada vez mais raro, mas tão necessário nos dias de hoje. "
Comentários Bottom3:
- Alina Aleixo: "Costumo gostar de canções com sonoridades étnicas, mas... não haverá demasiado instrumental aqui? A intérprete quase que não canta, o que é pena... A letra tem uma boa mensagem e gostaria que fosse mais longa. É uma brincadeira? Não percebi bem o que é isto... "
Total: 112 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Classificação Final Provisória
1.º Suíça - 186 pontos
2.º França - 173 pontos
3.º Itália - 166 pontos
4.º Portugal - 165 pontos
5.º Espanha - 144 pontos
2.º França - 173 pontos
3.º Itália - 166 pontos
4.º Portugal - 165 pontos
5.º Espanha - 144 pontos
6.º Ucrânia - 142 pontos
7.º Sérvia - 139 pontos
8.º Grécia - 133 pontos
9.º Lituânia - 133 pontos
10.º Croácia - 132 pontos
11.º Reino Unido - 127 pontos
12.º Azerbaijão - 121 pontos
13.º Áustria - 120 pontos
14.º Suécia - 119 pontos
15.º Polónia - 113 pontos
16.º Arménia - 112 pontos
17.º Luxemburgo - 112 pontos
18.º Eslovénia - 106 pontos
19.º Chéquia - 105 pontos
20.º Dinamarca- 101 pontos
21.º Alemanha - 96 pontos
22.º Chipre - 94 pontos
23.º Albânia - 91 pontos
24.º Austrália - 91 pontos
25.º Finlândia - 90 pontos
26.º Malta - 89 pontos
27.º Irlanda - 81 pontos
28.º Moldávia - 76 pontos
29.º Islândia - 64 pontos
7.º Sérvia - 139 pontos
8.º Grécia - 133 pontos
9.º Lituânia - 133 pontos
10.º Croácia - 132 pontos
11.º Reino Unido - 127 pontos
12.º Azerbaijão - 121 pontos
13.º Áustria - 120 pontos
14.º Suécia - 119 pontos
15.º Polónia - 113 pontos
16.º Arménia - 112 pontos
17.º Luxemburgo - 112 pontos
18.º Eslovénia - 106 pontos
19.º Chéquia - 105 pontos
20.º Dinamarca- 101 pontos
21.º Alemanha - 96 pontos
22.º Chipre - 94 pontos
23.º Albânia - 91 pontos
24.º Austrália - 91 pontos
25.º Finlândia - 90 pontos
26.º Malta - 89 pontos
27.º Irlanda - 81 pontos
28.º Moldávia - 76 pontos
29.º Islândia - 64 pontos
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: ESCPORTUGAL
Malta não quis trazer uma canção mas uma sessão de dança frenética a cargo de dançarinos muito vigorosos que acompanham a sua partenaire, também ela muito ousada e repleta de energia. A música que se faz ouvir em fundo parece gostar do espetáculo e não o quer desmerecer fechando com chave de ouro uma agradável proposta. Dou: 10 pontos.
ResponderEliminarA Albânia continua a limitar-se a fazer número, é só mais uma que não vem
enriquecer em nada um espetáculo que se pretende seja memorável e preenchido com grandes canções e muito glamour. Dou: 1 ponto.
Grécia: é só isto que tem para nos trazer? É muito pouco principalmente porque é um tipo de produto que já está mais do que visto e revisto. Queremos algo novo e atrativo. Dou: 0 pontos.
Suíca:aderiu ao modo circo com um palhacito que tem uma maneira de vestir que não engana, quer imitar este e aquele, mas imita mal e sem graça. Quanto a música propriamente dita temos zero. Por isso e não só, porque falta aqui muita coisa,dou: 0 pontos.
Chéquia: Poderia ter alguma graça e encanto se a pequena não se apresentasse sempre tão zangada e quase sempre numa gritaria de doidos. Dou: 0 pontos.
Áustria: Estas imagens são mais próprias de um filme de porno chachada do que realmente para dar a conhecer um tema cantado. Há muito ruído e exibicionismo em demasia. Para quem aprecia e procura estas paisagens dentro de garagens não precisa de um festival de cantigas. Dou: 1 ponto.
Dinamarca:Para representar um país nórdico prefiro nórdicos ou então uma música menos mórbida. Dou: 0 pontos.
Arménia: um tema muito engraçado e bem executado por uma garota muito viva, muito solta e que proporciona alguns minutos de boa disposição. Dou: 7 pontos.
OMG racista!
EliminarClassificação
ResponderEliminar1º-Malta
2º-Arménia
3º-Áustria
4º-Albânia
5º-Grécia
6º-Chéquia
7º-Suíça
8º-Dinamarca
@Dan Carv
ResponderEliminarGostos são pessoais mas algumas das razões que dá sobre as canções são ridículas, de baixo nível e chegam a roçar o insulto.
Anónimo das 20:49: Lamento que goste dessas canções, mas não quis ofender ninguém, nem vejo nada demais, já vi e li coisas mesmo bárbaras que foram aceites e não vi ninguém reclamar. Não são as razões que eu aponto que são ridículas, as canções é que o são, lá porque alguém consegue gostar daquilo não vão deixar de o ser.
Eliminar