Os finalistas automáticos passaram hoje nas análises do Olhares sobre o Festival Eurovisão 2024. França foi o mais votado e assume a liderança da votação, enquanto a Alemanha foi a menos votada do lote.
A 16.ª edição do Olhares sobre o Festival Eurovisão continua com as análises às canções dos finalistas automáticos da edição deste ano: França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Suécia e Itália. As seis canções foram pontuadas pelos 18 membros do painel do Olhares, com algumas das canções a figurarem no top3 e no botton 3 dos comentadores.
Olhares sobre o ESC2024 - Suécia
Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar
Comentários Bottom3:
- Tiago Silva: "Cansado! Cansado de países como a Suécia serem aplaudidos com músicas completamente insonsas. Não tem um pingo de alma, uma letra apenas ridícula e apostam no staging para esconder a pobreza da canção. O júri vai adorar isto e eu vou odiar ver."
Total: 119 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - França
Comentários TOP3:
- Nuno Carrilho: "É o meu número 1 deste ano. Temos aqui tudo. Uma canção poderosa, uma voz enorme, um monstro de palco e uma vontade enorme de vencer. Isto tem tudo para vencer e espero mesmo que venha a acontecer"
- João Diogo: " França decidiu apostar forte para a Eurovisão 2024. Muitas vezes os nomes mais conhecidos que participam na Eurovisão deixam muito a desejar mas este não é o caso. “Mon Amour” é uma balada poderosa, moderna, bem à imagem do seu intérprete e que assenta muito na voz poderosa que ele tem. Para muitos é uma seca, mas para mim a emoção que transmite é arrebatadora. É um fortíssimo candidato a vencer a votação do júri."
- Marcelo Silva: "Teremos um artista de ascendência Marroquina a vencer a Eurovision pelo segundo ano consecutivo? Provavelmente não, mas também não me admirava. Tenho a certeza que a França estará no Top 3 no voto do júri na Gala final da Eurovisão. Slimane, tem uma voz tão peculiar, a interpretação é comovente, é sentida, as palavras são poema. ‘Mon Amour’, já me fez soltar a lágrima algumas vezes, algo quase impensável em mim. Então, se a mim me chegou ao coração, chegará a muitos outros corações também. "
- Tiago Silva: "Voila! Desde o primeiro dia nunca saiu do meu primeiro lugar. Uma canção muito francesa, poderosa, com sentimento e um dos melhores vocals da edição. Acho que irá ganhar e surpreender todos…aliás está na altura de uma balada vencer."
- Adão Nogueira: "O que se pode dizer da seleção interna da França?? “Mon amour” é simplesmente uma Masterpiece… desde a voz, a entrega e o crescer que a música tem tudo é bom, tudo é feito com bom gosto. Não é que esta aposta seja original ou uma letra que nunca se viu, mas tudo em conjunto deu origem a um baladão que não terá concorrência este ano. Desde o primeiro ao último acorde tudo grita França e tudo o que de melhor este país dá ao ESC. Se chegará para vencer não sei, mas seria mais que merecido."
- Ricardo Matias: "De todas as baladas que se apresentam este ano, na minha opinião a França é sem dúvida a melhor. O Slimane apresenta-se com um pacote completo ao nível artístico, vocal e performativo, fazendo lembrar (mas não chegar a)o Salvador Sobral. Creio que seja uma das canções que irá lutar pela vitória este ano, mas mesmo assim creio que falta um “je ne sais quoi” para dizer que é a minha favorita."
Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar
Total: 173 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Alemanha
Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar
Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar
Total: 96 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Espanha
Comentários TOP3:
- Nuno Carrilho: "Não fosse França, Espanha seria o meu nº1 deste ano. Uma canção que não me deixa indiferente e com uma mensagem que vai muito além da atuação e dos três minutos de duração. O lado vocal é o grande problema e não a vejo a ficar bem classificada. Contudo, é a minha segunda favorita da edição!"
- Rui Costa: "Adorei o lado atrevido da dupla Nebulossa! Apropriar uma palavra que, de base, é depreciativa contra certas pessoas (notávelmente contra as mulheres e qualquer pessoa que se reconhece na definição de mulher) para transformar a injúria em palavra de empoderamento. Como mulher trans, eu me reconheço nesta canção e cada vez que eu oiço esta canção, sinto-me mais empoderada"
- Ricardo Matias: "Supreendentemente (ou não), é a canção que mais ouço e quero ouvir de novo este ano. Adoro a mensagem, o instrumental e a atitude vocal, artística e performativa dos Nebulossa. Transformar um calão numa palavra de orgulho, com um instrumental impactante, divertido, mas ao mesmo tempo muito bem produzido, e uma cantora que transmite carinho, charme, glamour e independência, faz com que seja a minha favorita este ano. Não acredito que ganhe a Eurovisão este ano, mas para mim é a minha nº 1."
Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar
Total: 144 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Itália
Comentários TOP3:
- João Diogo: " Itália é outro dos países que já nos habituou à sua qualidade musical. Sanremo raramente desilude e, este ano, ainda nos deu uma vencedora que foge ao habitual que podemos esperar. Isto não é a típica balada italiana, que Mengoni trouxe o ano passado, é uma canção fresca, que faz lembrar o verão e que convida à dança e não à emoção. A Angelina tem uns vocais fantásticos o que torna o produto final muito apetecível. Prevê-se mais um bom resultado para os italianos."
- Hugo Sepúlveda: "Angelina Mango quebrou o ciclo de representatividade italiana no masculino! “La Noia” até se pode estranhar no início, mas é daquelas canções que criam impacto e que, para quem não gosta logo, acredito que seja “grower”! Diria que o ponto forte desta aposta italiana é mesmo a interpretação de Angelina Mango. Ela consegue elevar ainda mais a canção, envolvendo-nos e cativando ainda mais. Arrisco dizer que vai ser mais um grande lugar para a Itália e que até pode disputar o pódio, merecidamente."
- Daniel Cunha: "Itália leva uma música que fica na cabeça, mesmo para quem não percebe a letra. Uma música de qualidade , mas que em palco poderia tornar-se mais surpreendente. A Angelina Mango preenche o plano, mas fica a faltar algo."
Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar
Total: 166 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Reino Unido
Comentários TOP3:
- Rui Costa: "Nada mais nostálgicamente moderna e dançante do que a canção do Reino Unido! Olly Alexander dá um toque mágico ao combinar a sua voz suave com o instrumental vintage e uma letra com um significado profundo. A minha recomendação: se querem ouvir "Dizzy", o momento mais ideal é na noite para fortalecer esta sensação de viajar para a galáxia dançante de Olly Alexander."
Comentários Bottom3:
- Tiago Silva: "Prometeram muito e não entregaram nada. Música nada original, vocals meh e tal como no ano passado uma parte de spoken word que não me diz absolutamente nada. O staging vai ditar se ficam ou não no bottom"
Total: 127 pontos
Olhares sobre o ESC2024 - Classificação Final Provisória
1.º França - 173 pontos
2.º Itália - 166 pontos
3.º Portugal - 165 pontos
4.º Espanha - 144 pontos
2.º Itália - 166 pontos
3.º Portugal - 165 pontos
4.º Espanha - 144 pontos
5.º Ucrânia - 142 pontos
6.º Sérvia - 139 pontos
7.º Lituânia - 133 pontos
8.º Croácia - 132 pontos
9.º Reino Unido - 127 pontos
10.º Azerbaijão - 121 pontos
11.º Suécia - 119 pontos
12.º Polónia - 113 pontos
13.º Luxemburgo - 112 pontos
14.º Eslovénia - 106 pontos
15.º Alemanha - 96 pontos
16.º Chipre - 94 pontos
17.º Austrália - 91 pontos
18.º Finlândia - 90 pontos
19.º Irlanda - 81 pontos
20.º Moldávia - 76 pontos
21.º Islândia - 64 pontos
6.º Sérvia - 139 pontos
7.º Lituânia - 133 pontos
8.º Croácia - 132 pontos
9.º Reino Unido - 127 pontos
10.º Azerbaijão - 121 pontos
11.º Suécia - 119 pontos
12.º Polónia - 113 pontos
13.º Luxemburgo - 112 pontos
14.º Eslovénia - 106 pontos
15.º Alemanha - 96 pontos
16.º Chipre - 94 pontos
17.º Austrália - 91 pontos
18.º Finlândia - 90 pontos
19.º Irlanda - 81 pontos
20.º Moldávia - 76 pontos
21.º Islândia - 64 pontos
Fonte e Imagem: RTP / Vídeo: ESCPORTUGAL
Não és o único, Tiago Silva! Tenho a certeza de já ter ouvido a canção da Suécia nalgum lado. Só ainda não me lembro é onde!
ResponderEliminarA Suécia na música não é só invencível, vide Carola em 2006 , também quer ser, já agora, inesquecível. Mas foi por causa de uma pedra gigante que ameaçava esmagar
ResponderEliminara pobre Loreen que muita gente lhe quis render homenagem e a catapultou para o centro das atenções por valer a este país ser o mais ganhador do festival dos festivais. Prefiro esta dupla de jovens a dançar livremente ao som de uma melodia simples do que canções lamurientas de quem se sente imaginariamente em desespero. Dou: 8 pontos.
A França parece ter querido este ano apagar alguns desacertos que se passaram no ano transato por causa de umas afirmações algo acaloradas da intérprete que foi convidada para dar o seu melhor, que deu, mas não chegou para convencer. Assim, cá estamos nós para tentar contrariar o que foi dito e caiu mal nalgumas zonas politizadas. Eu quando pontuo abstenho-me de politiquices baratas e limito-me apenas a escutar bem a música, se for caso disso, para não ser muito injusto na avaliação que faço. Esta canção é um bocado enganadora, tem partes em que parece uma coisa mas depois entra numa série de banalidades e afinal transporta-nos para um mundo diferente. Começamos primeiro por aquilo que parece ser uma música suave em tons que não deixam perceber o que irá acontecer a seguir. Ouvem -se então a seguir uns falsetes de curta duração até encravar numa berraria infernal. Afinal que "mon amour" é este, é um amor sedutor, acariciador ou será antes o princípio de um divórcio que não se imaginava? Dou: 4 pontos.
Da Alemanha continuo à espera de uma surpresa que não há meio de surgir, de desilusão em desilusão encontro aqui esta monstruosidade , sem ofensa, que me deixa verdadeiramente desanimado. Dou: 0 pontos.
A Espanha parecia estar a retomar o seu caminho normal de outra eras em que nos oferecia algumas canções espetaculares algumas das quais ainda estou bem lembrado. Mas pura ilusão, volta a assediar-nos com temas de cabaret de segunda categoria. Dou: 0 pontos.
A Itália está a mudar, vinha muito bem lançada com temas fortes, muito bem confecionados e de repente decide que a pirosice também merece entrar neste mundo fabuloso de grandes espetáculos. Desde quando esta "noia" produz uma obra que faça render o mais distraído? Este tema não me parece nada original e mesmo que fosse não é um estilo que eu abrace com muito fervor. Dou: 1 ponto.
O Reino Unido vai tentando descobrir um tesouro escondido que lhe possa trazer as grandes alegrias do passado, mas já deve ter percebido que não é fácil já que muitos outros países fazem o mesmo. O miúdo é engraçado mas tolo não me parece. Sinceramente não gosto muito do seu timbre de voz e a música não sai nem do mesmo tom nem do mesmo ritmo, digamos do mesmo marasmo, durante toda a atuação do seu intérprete. Dou: 3 pontos.
Classificação:
ResponderEliminar1º-Suécia
2º-França
3º-Reino Unido
4º-Itália
5º-Espanha
6º-Alemanha