Slider

[Olhares sobre o ESC2024] Resultados do primeiro dia de análises

Sete países passam hoje no crivo do Olhares sobre o Festival Eurovisão 2024. Ucrânia, Sérvia e Lituânia foram os mais votados, enquanto a Irlanda arranca a edição na última posição.

A 16.ª edição do Olhares sobre o Festival Eurovisão arranca com as análises às primeiras canções concorrentes da primeira semifinal da edição deste ano: Chipre, Sérvia, Lituânia, Irlanda, Ucrânia, Polónia e Croácia. As sete canções foram pontuadas pelos 18 membros do painel do Olhares, com algumas das canções a figurarem no top3 e no botton 3 dos comentadores.

Olhares sobre o ESC2024 - Chipre

Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar

Comentários Bottom3:

  • Marcelo Silva: "É como se a Britney Spears tivesse deixado o tema ‘Liar’ na gaveta durante anos. ‘Liar’, é o tema mais básico do ano, constituição musical muito fraca, a letra pior ainda, e para ajudar a festa a coreografia ainda consegue piorar a coisa. Chipre, já tiveste anos melhores, é a pior canção que Chipre leva a Eurovision dos últimos 15 anos. Prevejo que Chipre se fique pela Semifinal … e ainda bem. 2 Pontos 1 meu e 1 pela piedade."

Total: 93 pontos


Olhares sobre o ESC2024 - Sérvia

Comentários TOP3:

  • Daniel Cunha: "A música levada a concurso pela sérvia é de uma leveza emocionante. A voz consegue unir-se à melodia de uma forma apaixonante. Uma das minhas favoritas".
  • Tiago Silva: "Sempre que oiço a canção sinto uns arrepios pelo corpo todo. Uma das músicas mais lindas deste ano, a Sérvia a ser ela própria e a enviar a sua cultura e língua. Espero que consigam pelo menos um top 10 em Malmö."

Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar


Total: 139 pontos


Olhares sobre o ESC2024 - Lituânia

Comentários TOP3:

  • Valter Mateus: "The Roop, Monika Liu e Monika Linkytè não ganharam para a Lituânia mas, para mim, Sylvester Belt leva o microfone mais desejado para o Báltico. Comecemos pelo básico, a Lituânia está na sua melhor sequência de sempre, "on fire" literalmente, e se fosse atribuído um prémio por reconhecimento do trabalho que tem sido realizado nos últimos anos, eles definitivamente mereciam... mesmo não sendo quem estaria em primeiro caso fosse contado todos os pontos dos últimos 5 anos. Mais uma musica na língua lituana e a mostrar mais uma vez no quão bonita ela é, deve ser assim que o resto da europa se sente com a nossa língua, e mais uma vez apesar de não intender uma única palavra de lituano, exceto "Sentimentai", sinto me tocado por uma musica que a superfície não parece ser profunda apenas por não compreender o idioma. No entanto um refrão ou pré-refrão orelhudo com a repetição do titulo da obra fez não só eu ouvir com alguma frequência a musica como procurar o significado da mesma e ficar surpreendido pelo poema. E apesar de ser sempre agrado por baladas e pela Itália (meu 4° colocado), esta musica for capaz de roubar o meu coração e espero de levar o maior evento de música para um países que nunca ganhou mas que vem merecendo o titulo."
  • Gonçalo Canhoto: "Eis-nos perante a minha favorita do ano! Depois de ficar às portas do top 10 no ano passado, o país traz-nos um dark-pop dançável, extremamente moderno e cativante. O Silvester tem uma prestação em palco intensa e frenética e, ainda que o desempenho vocal não seja memorável, não é isso que valorizamos a escutar uma proposta como esta. Como em equipa que vence não se mexe, o país nada tem a melhorar na apresentação da final nacional – já temos a escolha de cores certa, um extasiante jogo de luzes e o narcisismo do intérprete na pitada certa. “Luktelk” é magnética e viciante e dá-me vontade de cantar, de saltar e de dançar. A concorrência este ano é muito forte, mas nos meus sonhos ainda vejo a Lituânia alcançar o seu melhor resultado de sempre no concurso."

Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar

Total: 133 pontos


Olhares sobre o ESC2024 - Irlanda


Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar

Comentários Bottom3:

  • Nuno Carrilho: "Coragem é o termo que melhor descreve esta participação irlandesa. Arriscada e arrojada, reúne as maiores probabilidades de apuramento dos últimos anos. Eu apenas dispenso... muito."
  • Luís Coelho: "Um berreiro até ao fim. Não me diz absolutamente nada e não sei sequer porque raio esta canção anda tão em cima nas odd's."

Total: 81 pontos


Olhares sobre o ESC2024 - Ucrânia

Comentários TOP3:

  • Alina Aleixo: "Não era a minha canção favorita na final nacional, mas tornou-se das minhas favoritas desta temporada. É daquelas canções que eu nunca ouço só uma vez. Ambas as intérpretes são talentosas e sentem o que estão a cantar. A Ucrânia conseguirá uma boa pontuação com todo o mérito."
  • João Diogo: "Como sempre a Ucrânia chega à Eurovisão muito bem representada. O duo Jerry Heil e alyona alyona combina na perfeição um lado místico com uma produção pop contemporânea. É uma canção que nos transporta numa viagem quase sacra e que tem uma vibe muito distinta de todas as outras. Não terá problemas em sobressair entre as demais e, como sabemos, a Ucrânia acerta sempre no staging por isso tem tudo para mais um grande resultado."

Comentários Bottom3:

  • Rui Costa: "Mesmo se gostei da canção ucraniana, o maior ponto fraco é a referência com a Madre Teresa de Calcutá. A razão? Poucas pessoas conhecem o lado problemático da Madre Teresa de Calcutá, como o facto que ela via beleza no sofrimento dos pobres e a amizade que ela tinha com ditatores (Duvalier do Haiti e Hoxha da Albânia) e com um investidor fraudulento. Associar uma pessoa santa como a Virgem Maria com uma pessoa pecadora com a Madre Teresa de Calcutá faz desta canção um oxímoro musical."

Total: 142 pontos


Olhares sobre o ESC2024 - Polónia

Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar

Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar

Total: 113 pontos


Olhares sobre o ESC2024 - Croácia

Comentários TOP3:

  • Marcelo Silva: "Todos nós temos de começar por algum lado não é mesmo?  Mesmo sendo reserva, de reserva a selecionado, de selecionado a favorito a vencer o DORA, e acabou mesmo por o fazer com uma vitória esmagadora, não dando hipótese a mais ninguém.  E aqui temos a nossa Lasanha bebé!  Espero a vitória do televoto, e também de forma esmagadora.  ‘Rim tim tagi dim’, muito me diz respeito, respeito a todos os que deixam o seu país natal a procura de uma vida melhor ‘lá fora’, na qual passamos a ser emigrantes no país de origem e no país de residência.   Um bem haja a todos os que tomaram a coragem, um bem haja a este tema que lutará pela vitória na grande final do Eurovision.  Se a Suíça não ganhar, então que seja a Croácia. "

Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar

Total: 132 pontos


Olhares sobre o ESC2024 - Classificação Final Provisória

1.º Ucrânia - 142 pontos
2.º Sérvia - 139 pontos
3.º Lituânia - 133 pontos
4.º Croácia - 132 pontos
5.º Polónia - 113 pontos
6.º Chipre - 94 pontos
7.º Irlanda - 81 pontos 

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte e Imagem: RTP / Vídeo: ESCPORTUGAL
4
( Hide )
  1. Anónimo22:24

    Por favor, regressem ao formato anterior :(

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:25

    Depois dos ensaios de hoje... aposto que a Irlanda vai ficar bem posicionada. Destacou-se totalmente.

    ResponderEliminar
  3. Dan Carv23:53

    Chipre: uma entrada de Chipre sem grande lampejo . Dou 1 ponto.
    Sérvia: A música tem uma sonoridadde horrível e a intérprete a cantar parece uma morta viva. Dou: 0 pontos.
    Lituânia: Uma música muito mastigada, sem grandes nuances e uma dança que nem dança é, porque os movimentos parecem ter origem numa espécie de reumatismo de tão forçados que são. Dou: 0 pontos.
    Irlanda: Uma composição que não é mais do que um pesadelo, mais parece uma festa de bruxas ao estilo de um halloween. Dou: 0 pontos
    Ucrânia: Qualquer cantiga que provenha da Ucrânia nos últimos anos tem sido muito acarinhada pelos fãs da Eurovisão que a adula mesmo que seja uma vulgaridade como esta em que apresenta como figuras principais o peso e o contrapeso, não sei qual o melhor. Dou: 2 pontos.
    Polónia: não tinha ainda ouvido bem esta música mas destas que aparecem aqui neste conjunto é a que me soa melhor. Dou: 3 pontos.
    Croácia: Para mim é um mistério haver tanto ruído à volta deste tema que ao fim de 2 segundos começa a tornar-se insuportável de tão repetitivo nas suas ondas sonoras.
    Desde que o ouvi pela primeira vez que não me caiu no goto. E assim continua. Dou: 2 pontos.
    Classificação:
    1º-Polónia
    2º-Ucrânia
    3º-Croácia
    4º-Chipre
    5º-Lituânia
    6º-Sérvia
    7º-Irlanda

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:41

    Chipre - Mais um ano de parceria com a Austrália pouco interessante. Pop juvenil sem graça. Má aposta para abertura do certame. 3 pontos
    Sérvia - Aposta intimista de uma sensibilidade contagiante. 8 pontos
    Lituânia - Uma das canções mais enérgicas do ano é pena o Silvester apagar-se em palco. 7 pontos
    Irlanda - A mais fora da caixa do ano, não deixa ninguém indiferente. Pela amostra dos primeiros ensaios promete muito. 8 pontos
    Ucrânia - A canção no geral é pouco interessante, mas tem um refrão orelhudo, e vozes impactantes da Jerry Heil com o hip hop apreciado pelo público europeu quando se trata de artistas da Ucrânia. No palco a nível cénico nunca desapontam. 6 pontos
    Polónia - Voz doce numa canção pop com algum interesse mas pouco destacável no meio de outras tantas canções. 5 pontos
    Croácia - Talvez a melhor aposta croata nos últimos anos. Contagiante do principio ao fim. 10 pontos

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.