Andrijana Janevska afirmou ter sido abordada para representar a Macedónia do Norte na Eurovisão 2024.
Andrijana Janevska postou nas redes sociais que foi abordada pela emissora da Macedónia do Norte para representar o país no Festival Eurovisão da Canção 2024. A cantora, de 42 anos, explicou que foi abordada no ano passado mas recusou a oportunidade.
“Respondi-lhes que aceitaria de bom grado se fosse em 2000, quando concorri com “Your Letter My Bible”, ou em 2001, quando ganhei o Festival de Skopje com “Nostalgia”. Nessa altura eu tinha 20 anos, a minha carreira estava em ascensão e eu tinha vontade de fazer algo pela Macedónia. Houve também tempos em que a Eurovisão ainda era uma espécie de competição artístico-cultural entre nações e em que cada país competia com uma canção na sua própria língua. Hoje tenho 42 anos e sinto-me realizada, feliz e realizada a nível pessoal e profissional. Quanto à minha vontade de fazer algo pela Macedónia, fi-lo através da tese de doutoramento em que trabalhei durante nove anos, com a qual consegui proteger mais de 150 canções folclóricas macedónias nas regiões de Mala Prespa, Golo Brdo e Gora, que os países vizinhos anteriormente sutilmente e recentemente públicos e começaram a apresentá-los como se fossem seus”.
A nação balcânica retirou-se da Eurovisão em 2023, alegando restrições financeiras. Este ano, a decisão de recusar a participação também se deveu ao plano da MRT de se concentrar em dois jubileus significativos na história da radiodifusão do país: o 80º aniversário da rádio macedónia e o 60º aniversário da televisão. No entanto, o país transmitiu a Eurovisão 2024.
A Macedónia do Norte estreou-se no Festival Eurovisão em 1998, contando com 21 participações no concurso, tendo 9 presenças na Grande Final e o 7.º lugar de Tamara Todevska como melhor resultado. Em Turim, o país fez-se representar por Andrea e "Circles", tendo alcançado o 11.º lugar na semifinal 2 com 76 pontos, fruto do 10.º lugar no júri (56) e o 16.º no televoto (20), ficando fora da Grande Final por 20 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário