Slider

[ESPECIAL] Curiosidades sobre os resultados da segunda semifinal do Festival Eurovisão 2024

 

O ESCPortugal reuniu algumas curiosidades dos resultados da segunda semifinal do Festival Eurovisão 2024. 


Na noite de ontem, caíram os dois recordes dos países que há mais tempo não iam à Final. Tanto a Geórgia como a Letónia conquistaram o apuramento, depois de estarem fora da Final... desde 2016.

Com o apuramento letão e estónio, a Grande Final de amanhã será a primeira desde 2015 que contará com os três países bálticos - Lituânia, Letónia e Estónia - sendo apenas a segunda edição em que tal acontece desde a criação das semifinais.

A Estónia apurou-se pelo terceiro ano consecutivo, algo que apenas tinha acontecido entre 2011 e 2012. Desde 2018, o país apenas falhou o apuramento em Roterdão.

Com o terceiro afastamento consecutivo, Malta registou a sua pior série de resultados de sempre nas semifinais, piorando os registos de 2007-2008 e 2017-2018, anos em que falhou o apuramento em duas edições consecutivas.

Após o apuramento da Letónia e da Geórgia, a Dinamarca tornou-se o país que está fora da Final há mais tempo, com a última participação a remontar a 2019. A eliminação de "Sand" é o quarto afastamento consecutivo dinamarquês, com o país a ter falhado igualmente quatro edições da Final entre 2004... e 2019.

A Albânia falhou o apuramento para a Final, depois de ter marcado presença na Final do ano passado. Por outro lado, a Grécia apurou-se para a Grande Final após o desaire em Liverpool.

A Chéquia falhou a oportunidade de fazer a melhor série de resultados da sua história, ao falhar o terceiro apuramento consecutivo, algo que seria inédito no seu registo. Nas últimas seis edições, o país apenas ficou de fora em 2021 e 2024.

A Suíça está na Final pelo quinto ano consecutivo, algo inédito desde a criação das semifinais do concurso. De realçar que, antes da série de cinco apuramentos, o país contava com quatro eliminações consecutivos, bem como apenas duas presenças na Final de 2007 a 2018.

A Áustria apurou-se pelo segundo ano consecutivo depois de uma série de três eliminações consecutivas, enquanto a Arménia registou o terceiro apuramento seguido após a dupla eliminação de 2018-2019.

São Marino falhou a Grande Final pela terceira vez, depois da dupla presença em 2019 e 2021. Desde a estreia no concurso, o país apenas conquistou o apuramento em três ocasiões.

A surpresa da noite foi o afastamento da Bélgica, país que pôs fim a uma série de três apuramentos consecutivos, falhando também a oportunidade de alcançar a melhor série de resultados na semifinal.

A Noruega melhorou a sua série de resultados com o sétimo apuramento consecutivo para a Final, com o afastamento de 2016 a ser a última eliminação norueguesa.

Israel repete a presença na Final depois da eliminação de 2022 ser o único desaire do país desde 2014.

Os Países Baixos regressam à Grande Final da Eurovisão após o afastamento de 2023 a ser a única eliminação desde 2015. Contudo, desde 2013, o país regista dois afastamentos (2015-2023), enquanto de 2005 a 2012 nunca conquistou o apuramento.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte:ESCPortugal/Imagem/Vídeo: EurovisionTv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.