Slider

[ESPECIAL] Curiosidades sobre os resultados da primeira semifinal do Festival Eurovisão 2024

O ESCPortugal reuniu algumas curiosidades dos resultados da primeira semifinal do Festival Eurovisão 2024. 


A Ucrânia conquistou o 14.º apuramento em 14 participações nas semifinais do concurso, ultrapassando os 13 apuramentos da Suécia em 14 participações.

Contudo, a Ucrânia deixou de ser o único país que nunca falhou o apuramento para a Final: o Luxemburgo, de regresso ao concurso ao final de 30 anos, consegue apurar-se na sua primeira participação em semifinais, com uma taxa de sucesso de 100%.

Portugal alcançou o 4.º apuramento consecutivo para a Grande Final, algo inédito na sua história. Antes desta série de quatro apuramentos, o país apenas conseguira outros 4 apuramentos... em 13 participações.

A Finlândia também alcançou o 4.º apuramento consecutivo, sendo preciso recuar a 2006-2009 para quatro presenças do país numa Grande Final do Festival Eurovisão. Também a Lituânia conquistou a sua primeira série de quatro apuramentos, depois de ter falhado a série em 2014 com a eliminação em Copenhaga.

A Sérvia conquistou o sexto apuramento consecutivo para a Grande Final, com o último desaire do país a ter acontecido em 2017.

Pela terceira vez na sua história, a Eslovénia conquistou o apuramento em dois anos consecutivos. As anteriores ocasiões haviam sido em 2014-2015 e 2018-2019.

A Croácia conquistou o segundo apuramento consecutivo pela quarta vez, depois dos duplos apuramentos em 2004-2005, 2008-2009 e 2016-2017.

A Irlanda pôs fim a uma série de quatro eliminações consecutivas com o apuramento de Bambie Thug para a Final. A última presença do país numa Grande Final havia sido em Lisboa.

Chipre regressa à Final pelo segundo ano consecutivo, depois da eliminação em Turim ter posto fim à série de seis apuramentos consecutivos do país.

Após o desaire de Montaigne em 2021, a Austrália voltou a falhar o apuramento para a Final da competição, sendo a primeira vez que o país é eliminado com uma atuação ao vivo.

A Moldávia pôs fim a uma série de três apuramentos consecutivos, com Natalia Barbu a ser a primeira repetente do país a não conseguir apurar-se para a Grande Final.

Também Hera Bjork, a outra repetente do ano, falhou o apuramento para a Final, com a Islândia a falhar o apuramento pelo segundo ano consecutivo, o que já não acontecia desde 2018.

O Azerbaijão também ficou de fora pelo segundo ano consecutivo, depois de apenas ter perdido a invencibilidade na edição sediada em Lisboa.

A Polónia falhou o apuramento depois de duas presenças seguidas, sendo o terceiro desaire polaco nas últimas seis participações.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte:ESCPortugal/Imagem/Vídeo: EurovisionTv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.