A emissora nacional do Kosovo, RTK, manifestou a intenção de participar no Festival Eurovisão 2025: "A RTK apresentará em breve a sua candidatura à EBU".
Tal como aconteceu nos últimos anos, a emissora estatal do Kosovo transmitiu o Festival Eurovisão 2024. Contudo, a RTK pretende estar a concurso já no próximo ano. A manifestação foi feita em comunicado, com o porta-voz da emissora kosovar a frisar que "a candidatura da RTK será apresentada em breve", manifestando que o vencedor da segunda edição do Festivali i Këngës në RTK seja "o representante do Kosovo no concurso internacional".
A União Europeia de Radiodifusão discutiu, nos últimos anos, a adesão da emissora kosovar RTK ao organismo como Membro Ativo, com uma possível mudança dos Estatutos, algo que não foi acordado pela maioria dos países. De realçar que, um dos grandes entraves à adesão da RTK à EBU/UER é o facto do Kosovo não ser membro da ONU, o que por sua vez impossibilita a sua adesão à União Internacional das Televisões. A Rússia, país que considera "ilegal" a independência do Kosovo, tem usado o seu direito ao veto para prevenir qualquer reconhecimento da ONU, tornando impossível qualquer possibilidade de reconhecimento da independência.
Sem comentários
Enviar um comentário