Durante a Final do Festival Eurovisão 2024, Yoav Tzafir, membro da delegação de Israel, mostrou um dos símbolos da #BringThemHomeNow, campanha pelo regresso dos reféns israelitas em posse do Hamas.
Entre as inúmeras polémicas da edição deste ano do Festival Eurovisão 2024, Eric Saade, convidado especial da primeira semifinal, e Iolanda, representante portuguesa em Malmö, subiram ao palco de Malmö com motivos da Palestina e da resistência do povo palestiniano no conflito com Israel, o que causou algum desconforto na organização do evento, bem como críticas da delegação de Israel.
Contudo, houve mais manifestos durante a transmissão da Grande Final: Yoav Tzafir, membro da delegação de Israel no Festival Eurovisão 2024, mostrou, durante a revelação dos pontos do televoto para "Hurricane", durante poucos segundos, um pino com um laço amarelo, símbolo da #BringThemHomeNow, campanha pelo regresso dos reféns israelitas em posse do Hamas desde os ataques de 7 de outubro.
— IBR📁 (@media1424723) May 14, 2024
De realçar que, antes da competição, Alon Livna, estilista responsável pelo figurino de Eden Golan, confessou que a delegação tentou usar a cor amarela no figurino da cantora, visto ser a cor dominante na campanha da luta pelo regresso dos reféns. Contudo, apesar da cantora subir ao palco com um figurino branco, a atuação foi dominada pela cor amarela.
E a EBU nada fez
ResponderEliminar