Alguns países já revelaram os resultados audimétricos da transmissão da Final do Festival Eurovisão 2024.
Uma média de 5 milhões e 400 mil espectadores acompanharam a Grande Final do Festival Eurovisão na France2, com o programa a registar um share de 36,8%, sendo o mais visto do dia em França. Comparativamente ao ano passado, o certame teve um aumento de quase 2 milhões de telespectadores. O pico da transmissão aconteceu durante a atuação de Slimane com mais de 7,62 milhões de telespectadores.
Na Alemanha, a Final da Eurovisão 2024 foi acompanhada por 7 milhões e 980 mil espectadores em média. A transmissão da Das Erste contou com 7,38 milhões de telespectadores (36,8% de share), aos quais se juntam os 600 mil do ONE (3%). Comparativamente ao ano passado, o concurso ganhou cerca de 50 mil espectadores, sendo o programa mais visto do dia no país.
Em Itália, o concurso foi visto por 5 milhões e 341 mil espectadores, com uma quota de mercado de 36% na RAI1, aumentando cerca de 450 mil espectadores. Esta é a segunda final mais vista de sempre no concurso, apenas superada pela edição de 2022.
A Final do Festival Eurovisão 2024 foi acompanhada por 4 milhões e 886 mil espectadores na La1, com o canal a registar um share de 41,8%. Comparativamente ao ano passado, Espanha registo um aumento de 47 mil espectadores e 2,1 pontos de audiência. Ao longo do programa, mais de 12 milhões de telespectadores acompanharam, pelo menos, um minuto.
No Reino Unido, a transmissão da BBC1 foi acompanhada por 7 milhões e 600 mil espectadores com uma quota de mercado de 57%. Em relação ao ano passado, ano em que o evento foi sediado em Liverpool, o programa perdeu 2,3 milhões e 6 pontos de audiência.
Na Finlândia, a Final do Festival Eurovisão 2024 foi vista por 1 milhão e 200 mil espectadores na YLE TV1. Comparativamente ao ano passado, a transmissão perdeu mais de metade da audiência, com 2,8 milhões a acompanharem a edição onde Käärijä ficou em 2.º lugar.
Em Portugal, a transmissão do Festival Eurovisão liderou durante toda a duração, com uma média de 924 mil espectadores, com 21,9% de share. Apesar de ter perdido cerca de 160 mil espectadores, o programa levou a RTP1 à vitória nas audiências, algo que não acontecia há vários meses. Mais detalhes AQUI.
Apesar da polémica em torno da desqualificação de Joost, as audiências nos Países Baixos registaram um aumento de cerca de 300 mil espectadores, com mais de 2 milhões e 110 mil espectadores a acompanharem a transmissão. Contudo, o valor ficou bastante longe dos anos anteriores, quando as audiências rondaram os 5 milhões.
A Final do Festival Eurovisão 2024 foi o programa mais visto da ORF1, com uma média de 1 milhão e 185 mil espectadores e um share de 48%. Relativamente ao ano passado, a transmissão na Áustria aumentou cerca de 100 mil espectadores, sendo o melhor resultado desde 2016.
Na Grécia, o concurso foi acompanhado por 2 milhões e 806 mil espectadores, registando um share de 68,1%, sendo a maior audiência do país desde 2010.
Segunda classificada no concurso, a Croácia contou com uma das maiores audiências da sua história: 1 milhão e 225 mil espectadores com um share de 74%. Saiba mais detalhes AQUI.
Na Irlanda, o concurso foi acompanhado por 666 mil espectadores na RTÉ One, com um share de 54%, com outros 19 mil a acompanharem na RTÉ One+1. Comparativamente ao ano passado, a audiência mais que duplicou, com 371 mil espectadores a verem o concurso de Liverpool, com a audiência deste ano a ser a maior desde 2018 (689 mil).
O país anfitrião, a Suécia, contou com uma média de 2 milhões e 310 mil espectadores de audiência da Grande Final na SVT1, valor praticamente igual ao do ano passado (2,32 milhões). Contudo, os números não incluem a audiência da plataforma online - a SVT Play - ou a transmissão de língua gestual - a SVT24.
Na Austrália, uma média de 209 mil espectadores assistiram à competição em direto, enquanto outros 226 mil espectadores assistiram à repetição do concurso em horário nobre, com um share de 13,4%, mais 2% que em 2023. O concurso alcançu 1,4 milhões de espectadores, sendo o melhor desempenho anual da SBS.
Na Bélgica, a Final do Festival Eurovisão 2024 foi acompanhada por cerca de 1 milhão e 175 mil espectadores, com a VRT a liderar as audiências na Flandres com 861 mil espectadores, enquanto na Valónia, o concurso foi o terceiro programa mais visto com 314 mil espectadores. Comparativamente ao programa do ano passado, o formato perdeu cerca de 500 mil espectadores na VRT, com a RTBF a registar um aumento de mil espectadores.
Uma média de 600 mil espetadores assistiram à vitória de Nemo na transmissão da SRF na Suíça, com uma quota de audiência de 53,3%, com o valor a subir nos momentos seguintes, tendo o programa seguinte emitido diretamente de Malmö registado 69,3% de share.
Cerca de 800 mil espectadores acompanharam a Final do Festival Eurovisão 2024 na Ucrânia através do Suspilne Kultura. A transmissão registou um share de 17,4%, com o valor a aumentar para os 28,6% durante as votações. Comparativamente ao ano passado, o programa mais que duplicou as audiências com um aumento de 579 mil espectadores.
Na Estónia, o programa foi acompanhado por 223 mil espectadores, com um share de 70%, sendo o melhor resultado audimétrico dos últimos 5 anos, destronando a marca de 2022. O pico da transmissão aconteceu durante a atuação da Estónia com cerca de 250 mil espectadores.
Fora da Final pela primeira vez em três anos, a Chéquia contou com uma audiência de 121 mil espectadores na Final do Festival Eurovisão 2024 com 5,16% de share.
Na Eslovénia, a Final do concurso foi vista por 271 mil e 200 espectadores na TVSLO1, com uma quota de mercado de 14,2%. Comparativamente ao ano passado, o programa perdeu cerca de 75 mil espectadores.
Mais de 585 mil espectadores acompanharam o formato na Dinamarca, com a transmissão da DR1 a alcançar 59,8% de share.
Na Islândia, o concurso foi visto por 111 mil espectadores, com um share de 60,3%. Comparativamente ao ano passado, o programa perdeu 47 mil espectadores e perto de 30 pontos de quota de mercado.
Na Letónia, mais de 251 mil espectadores acompanharam a primeira presença do país numa Grande Final desde 2016, com 61,8% de share.
Na Lituânia, o formato foi visto por 584 mil espectadores com um share de 70,2%.
Esperemos que a emissão da RTP1 tenha conseguido superar a transmissão de mais uma inenarrável gala do "Big Brother"... Daqui a pouco já deveremos saber.
ResponderEliminarFelizmente que o Festival da Eurovisão está a perder telespectadores em Portugal. É uma coisa tão má, tão disparatada, que deveria ser ignorada.
Eliminar