A EBU/UER revelou a recepção de votos no Festival Eurovisão 2024 de 156 países, incluíndo os 37 países participantes, com um aumento de 12 países relativamente a 2023. Estados Unidos da América, Canadá, Roménia, Méximo e Emirados Árabes Unidos lideraram os votos do Resto do Mundo.
A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) revelou, recentemente, que foram registados votos de 156 países na votação do Festival Eurovisão 2024, incluíndo os 37 países participantes, com um aumento de 12 países relativamente ao ano passado. Pelo segundo ano consecutivo, os Estados Unidos da América e o Canadá lideraram a votação, com a Roménia, México e Emirados Árabes Unido a completarem o top5. Por fim, Turquia, África do Sul, Hungria, Eslováquia e Bulgária foram também mencionados no site oficial do concurso, completando a lista de dez países que mais contribuíram para a votação.
Comparativamente ao ano passado, há a registar a saída do Luxemburgo - que depois de ter sido o terceiro maior contribuidor em 2023, regressou ao concurso - bem como da Nova Zelândia e Chile. Por sua vez, a Roménia - que havia participado em Liverpool, estreou-se na lista, tal como a África do Sul e Bulgária.
De realçar que a votação do público internacional foi uma das inovações do ano pasado do Festival Eurovisão, com o público oriundo de países não participantes a poderem votar nos três espetáculos do certame deste ano. Finda a votação, a junção dos votos do público estrangeiro foi convertida na escala eurovisiva de 12 a 1 e contou como a votação de um país participante no televoto fazendo com que, na Grande Final, o público tivesse ligeiramente maior peso do que o júri. Israel foi a favorita dessa votação na semifinal 2 e na Grande Final, enquanto a Ucrânia venceu a votação na semifinal 1.
Sem comentários
Enviar um comentário