O Festival Eurovisão 2024 foi acompanhado por 163 milhões de espectadores, menos 4 milhões do que a edição do ano passado. A Alemanha recuperou o primeiro lugar nas audiências, com 8,1 milhões, seguida do Reino Unido.
A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) revelou, esta manhã, que o Festival Eurovisão 2024 foi acompanhado por 163 milhões de espectadores nos 37 mercados de serviço público com valores de audiência. A Grande Final de 11 de maio registou um share de 46,7% nos mercados analisados, mais do triplo registado nos canais em horários equivalentes (17,4%), sendo a maior quota registada desde 2006.
Ao fim de duas edições com liderança britânica, a Alemanha foi o maior mercado da edição com uma média de 8,1 milhões de telespectadores na Grande Final, mais 0,7 milhões do que em 2023. O Reino Unido teve a segunda maior audiênica, com 7,7 milhões, enquanto França encerrou o pódio com 5,4 milhões, mais 1,9 milhões em relação ao ano passado. A Suécia, país anfitrião, registou 87,6% de share, a maior quota desde 2000, enquanto a Suíça, vencedora do concurso, alcançou 723 mil espectadores, um aumento de 40% relativamente ao ano passado, e o maior share da sua história no evento.
Em quase metade dos mercados (18 de 37), a Eurovisão registou mais de 50% de share, com a Islândia a registar um share de 96%, ainda que tenha falhado a presença na Grande Final, seguido pela Suécia (87,3%), Noruega (85,5%), Finlândia (83,1%), Croácia (73,2%) e Lituânia (70,2%).
No Youtube da competição, mais de 7,3 milhões de espectadores acompanharam a Grande Final ao vivo, juntando-se mais 3,2 milhões nas semifinais. Por sua vez, no TikTok, as transmissões foram vistas por 4,8 milhões de espectadores. A camada jovem voltou a destacar-se nos números das audiências, com uma parcela de 53,5% dos jovens entre os 15 e 24 anos a acompanharem o concurso, quatro vezes superar ao registado normalmente (13,8%).
Nas redes sociais, o Festival Eurovisão também bateu todos os recordes anteriores, com 486 milhões de contas alcançadas no TikTok durante as duas semanas eurovisivas e um total de 538 milhões de visualizações, mais 71% do que no ano passado. A hashtag #Eurovision2024 foi utilizada em mais de 6,5 biliões de vídeos durante as duas semanas. No Instagram, o certame alcançou 69 milhões de contas, o dobro de 2023.
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