4 dos 5 jurados do Azerbaijão colocaram a Arménia na última posição da Grande Final do Festival Eurovisão 2024, tal como tem acontecido nos últimos anos. A EBU/UER não fez qualquer comentário oficial.
Ano após ano, a Arménia e o Azerbaijão continuam a evitar-se nas votações do Festival Eurovisão. Vizinhos, os dois países estão envolvidos num conflito armado no território de Nagorno-Karabakh, sendo que a relação entre os dois no concurso internacional não tem sido a melhor. Nos últimos anos, a EBU/UER revela a votação dos jurados na íntegra e a mesma situação tem-se repetido sucessivamente: os jurados de um país colocam o outro na última posição e assim vice-versa.
Com o Azerbaijão a falhar o apuramento para a Grande Final, a Arménia ficou novamente fora das preferências do júri e do televoto azeri e, como nos últimos anos, ficou em último lugar nas duas votações. No televoto, "Jako" ficou em 25.º (e último) lugar, ainda que tenha sido a 9.ª mais pontuada pelo público dos restantes países com 82 pontos.
Por sua vez, o júri composto por Emil Guliyev, Vagif Garayzadeh, Aynishan Guliyeva, Konul Arif Shukurova e Nigar Nikki Jamal esteve praticamente em acordo com a classificação da Arménia: 4 jurados colocaram a canção da Arménia em 26.º (e último) lugar, enquanto o restante elemento colocou-a em 24.º atrás das propostas do Reino Unido e Espanha. No final, "Jako" terminou em 26.º (e último) lugar nas preferências do júri azeri.
Apesar da situação não ser novidade, a EBU/UER, entidade máxima do certame, voltou a não tecer qualquer comentário sobre a votação deste ano, tendo validado a votação dos júri azeri.
Já normal não são obrigados a votar um no outro.
ResponderEliminarConflito já terminou. Shuma pertence ao Azerbaijan.
ResponderEliminarA Arménia nem devia ter chegado à final.
ResponderEliminar