O Governo da Eslováquia aprovou o encerramento da RTVS, com o projeto-lei a ser submetido a votação no parlamento nacional. A nova emissora nacional - STVR - terá de solicitar a adesão à EBU/UER.
Fora do Festival Eurovisão desde 2012, a emissora estatal da Eslováquia tem-se mantido de fora do concurso internacional desde então, justificando a sua ausência com as restrições orçamentais e os baixos números de audiência. Contudo, nas últimas semanas, a RTVS admitiu o regresso ao Festival Eurovisão em 2025, algo que poderá não acontecer com o Governo a aprovar o encerramento do organismo público.
A proposta foi aprovada pelo Governo da Eslováquia e será levada ao parlamento nacional nas próximas semanas, ainda que a oposição e a presidente do país, Zuzana Caputova, tenham criticado o projeto-lei. A ideia do governo é substituir a RTVS por um novo organismo, STVR, depois de várias divergências entre o governo e a chefia da emissora que é acusada de noticiar de forma não independente.
A confirmar-se o encerramento, o país sairá automaticamente da EBU/UER e a nova estação público deverá solicitar a adesão ao organismo internacional, ficando automaticamente de fora de todos os eventos da Eurovisão até que seja aprovada a sua adesão.
A Eslováquia estreou-se no Eurovision Song Contest em 1994, tendo participado em 1996 e 1998 antes de um interregno de 10 anos. Em 2009 regressou ao evento, participando ininterruptamente até 2012, nunca conquistando um lugar de acesso à Grande Final. Max Jason Mai e o tema 'Don't Close Your Eyes' foram os últimos representantes do país no concurso, tendo conquistado a 18.ª (e última) posição na semifinal com 22 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário