A emissora estatal da Eslováquia confirmou que não participará no Festival Eurovisão 2025 devido a cortes orçamentais.
Fora do Festival Eurovisão desde 2012, a emissora estatal da Eslováquia tem-se mantido de fora do concurso internacional desde então, justificando a sua ausência com as restrições orçamentais e os baixos números de audiência. E depois de ter sido um dos países com mais número de votos contabilizados na votação Resto do Mundo em Liverpool, a RTVS revelou, através de Zuzana Vicelova, chefe de Relações Públicas e Comunicação da RTVS, que o regresso poderia acontecer em 2025.
Contudo, Zuzana Vicelova confirmou que o país não estará a concurso em 2025 devido a cortes orçamentais: "Devido ao valor reduzido da contribuição do Orçamento do Estado para a RTVS, que foi decidido no final de 2023, a RTVS também não participará na Eurovisão nos outros períodos. A participação de artistas eslovacos está associada a elevados custos financeiros, para os quais a RTVS não dispõe de recursos".
A Eslováquia estreou-se no Eurovision Song Contest em 1994, tendo participado em 1996 e 1998 antes de um interregno de 10 anos. Em 2009 regressou ao evento, participando ininterruptamente até 2012, nunca conquistando um lugar de acesso à Grande Final. Max Jason Mai e o tema 'Don't Close Your Eyes' foram os últimos representantes do país no concurso, tendo conquistado a 18.ª (e última) posição na semifinal com 22 pontos.
É pena.
ResponderEliminar