A União Eurovisão de Radiodifusão (EBU/UER) emitiu um comunicado a apelar ao respeito por todos os artistas concorrentes no Festival Eurovisão 2024.
A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), entidade máxima do Festival Eurovisão 2024, emitiu, esta tarde, um comunicado a apelar ao respeito por todos os concorrentes do concurso deste ano, abordando também a questão da participação de Israel na edição de Malmö.
Acede, em baixo, ao comunicado na íntegra:
A União Europeia de Radiodifusão reconhece a profundidade dos sentimentos e as opiniões fortes que o Festival Eurovisão da Canção deste ano - tendo como pano de fundo uma terrível guerra no Médio Oriente - provocou. Compreendemos que as pessoas queiram participar no debate e expressar as suas opiniões mais profundas sobre este assunto. Todos fomos afetados pelas imagens, histórias e pela dor inquestionável sofrida por aqueles que vivem em Israel e em Gaza.No entanto, desejamos abordar as preocupações e discussões em torno desta situação, especialmente as campanhas direcionadas nas redes sociais contra alguns dos nossos artistas participantes.A decisão de incluir qualquer emissora, incluindo a emissora israelita KAN, no Festival Eurovisão da Canção é da exclusiva responsabilidade dos órgãos dirigentes da UER e não dos artistas individuais. Estes artistas vêm à Eurovisão para partilhar a sua música, cultura e a mensagem universal de unidade através da linguagem da música.
A EBU explicou anteriormente o motivo da inclusão da KAN e as diferenças entre ela como emissora independente e os participantes anteriores que foram excluídos. O debate construtivo é uma consequência positiva de tais decisões.No entanto, embora apoiemos fortemente a liberdade de expressão e o direito de expressar opiniões numa sociedade democrática, opomo-nos firmemente a qualquer forma de abuso online, discurso de ódio ou assédio dirigido aos nossos artistas ou a quaisquer indivíduos associados ao concurso. Isto é inaceitável e totalmente injusto, dado que os artistas não têm qualquer papel nesta decisão.A EBU dedica-se a proporcionar um ambiente seguro e de apoio a todos os participantes, funcionários e fãs do Festival Eurovisão da Canção. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas para promover os valores de respeito, inclusão e compreensão, tanto online como offline.Pedimos a todos que se envolvam num diálogo respeitoso e construtivo e apoiem os artistas que estão a trabalhar incansavelmente - no que é um espectáculo de música e entretenimento - para partilhar a sua música com o mundo.
Meus caros, em Portugal os habitantes de Israel são designados de "israelitas" e não de "israelenses". O mesmo é válido para a designação da emissora. Por isso, neste caso, ao invés de estar escrito "emissora israelense", deveria estar escrito "emissora israelita". Já não é a primeira vez que verifico este erro no vosso site em publicações referentes a Israel. Por isso corrijam por favor. Obrigado.
ResponderEliminarSem ofensa, descurar o dinheirinho das apostas seria muito triste e não estou a ver quem é que quer cair nisso. Basta ver-se a idiotice, sem ofensa mais uma vez, das votações das ogaes que vão aparecendo por aqui.
ResponderEliminar