Stefan Raab, apresentador alemão que conduziu o Festival Eurovisão da Canção 2011, está a criar um novo formato para a final nacional alemã ao lado de Daniel Rosemann, diretor de comunicação social. Raab quer equiparar a final alemã a um "empreendimento nacional" e propõe o envolvimento de todos os quatro principais grupos de radiodifusão (ARD, ZDF, RTL Deutschland, ProSiebenSat.1) na organização conjunta da seleção nacional.
O conceito, que foi recentemente apresentado às emissoras, suscitou um interesse significativo, embora as decisões finais permaneçam pendentes. Detalhes cruciais, incluindo o formato dos programas de TV e preços, estão sujeitos a negociação.
Cada emissora poderia, em teoria, organizar a sua própria final. A final nacional seria transmitida em múltiplos canais, tendo cada emissora autonomia para moldar a sua respectiva programação. Os vencedores da ZDF, RTL, e potencialmente da ProSieben, competiriam então na final alemã "Das Erste", disputando o cobiçado bilhete para a Eurovisão.
O resultado que a Alemanha obtiver em Malmö poderá ser um fator significativo para o sucesso da ideia de Stefan Raab. Se o país voltar a ficar entre os últimos, isso poderá alimentar a perceção de que é preciso um esforço nacional para mudar o paradigma alemão.
Algo similar que poderia ser feito em Portugal, RTP SIC e TVI com uma pré-selecção. 2 semis: 1 compositores convidados e outra livre submissão. Depois cada estação tinha a sua final e os 2 candidatos mais votados disputavam a finalíssima numa arena com trnamissão RTP. De certeza que suscitava mais interesse por parte de todos. E Portugal ficava a ganhar!
ResponderEliminar