Iolanda é a grande vencedora do Festival da Canção 2024 com a canção "Grito". Vai representar Portugal na Eurovisão.
Acabou há instantes a grande final do Festival da Canção 2024. Iolanda, com a canção "Grito", foi a grande vencedora da edição deste ano do concurso emitido pela RTP. Doze canções chegaram à grande final, depois da realização de duas semifinais, mas "Grito" impôs-se às demais e foi a mais votada na celebração dos 60 anos do Festival da Canção. A cantora ganhou a votação do júri e foi segunda no televoto. Iolanda vai assim representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2024 em Malmö.
Confira a classificação final do Festival da Canção 2024:
1.º Iolanda - "Grito" - 22 pontos
2.º João Borsch - "...Pelas Costuras" - 18 pontos
3.º Leo Middea - "Doce Mistério" - 18 pontos
4.º Silk Nobre - "Change" - 12 pontos
5.º Rita Rocha - "Pontos Finais" - 11 pontos
6.º Buba Espinho - "O Farol" - 10 pontos
7.º Noble - "Memory" - 7 pontos
8.º Rita Onofre - "Criatura" - 5 pontos
9.º Perpétua - "Bem Longe Daqui" - 4 pontos
10.º Nena - "Teorias da Conspiração" - 4 pontos
11.º No Maka ft. Ana Maria - "Aceitar" - 3 pontos
12.º Cristina Clara - "Primavera" - 2 pontos
2.º João Borsch - "...Pelas Costuras" - 18 pontos
3.º Leo Middea - "Doce Mistério" - 18 pontos
4.º Silk Nobre - "Change" - 12 pontos
5.º Rita Rocha - "Pontos Finais" - 11 pontos
6.º Buba Espinho - "O Farol" - 10 pontos
7.º Noble - "Memory" - 7 pontos
8.º Rita Onofre - "Criatura" - 5 pontos
9.º Perpétua - "Bem Longe Daqui" - 4 pontos
10.º Nena - "Teorias da Conspiração" - 4 pontos
11.º No Maka ft. Ana Maria - "Aceitar" - 3 pontos
12.º Cristina Clara - "Primavera" - 2 pontos
Uma vergonha o que se passou. Parabéns à Iolanda, que vai brilhar certamente, era uma das minhas favoritas e com um mais ensaios e investimento, pode ser que consiga chegar à final. Mas já começa a ser demasiado óbvio o que se passa dentro da RTP. Sabiam perfeitamente que o Borsch tinha tido mais votos na semi, sabiam que podia ganhar à Iolanda e o júri tentou roubá-lo, pontuando com números inferiores. O Algarve dar-lhe apenas um ponto é ridículo. A atuação do João não era de 1 ou 3 pontos. Depois, toda esta influência de polémicas, cunhas, amigos, lambebotismo tem que acabar. Se um concorrente sofreu ataques ou insultos cá fora, distanciem-se disso, controlem os comentários, defendam o concorrente numa publicação da página mas avaliem as canções e atuações pelo que são, sem influências externas. O que fizeram ao João não foi bonito e pode ser desmotivador para futuros jovens que tivessem como interesse ou objetivo participar no nosso festival. Estes jovens precisam de reconhecimento e não apenas do público, mas de profissionais da indústria musical. Temos que apoiar também quem arrisca, quem se esforça e faz diferente. Não só quem vai para ali cantar uma baladinha simples com um pé de micro sem nada em palco. Enfim, agora é apoiar a grande Iolanda e dar palavras de apoio ao João, que por muito que o júri não queira, foi o escolhido do público.
ResponderEliminarE se o Joao Borsh tivesse ganho, continuaria a ser uma influência de polémicas, cunhas, amigos, lambebotismo?
EliminarNao. Nesse caso seria o VOTO DO PÚBLICO.
Eliminar🤣🤣🤣
Eliminar13:39 Se ele tivesse ganho, seria vontade do público. Tal como a Finlândia era no ano passado. Mas o rapaz não deu pena a ninguém, não tinha nenhuma história triste por trás. Pisou o palco e as pessoas gostaram do que viram e ouviram. Não votaram nele por qualquer polémica. Arriscou, sabendo que a RTP não tem facilidade em criar staging para este tipo de canções. Esses eu aplaudo. Fácil é ir para ir, colocar umas luzinhas, roupa simples, musiquinha simples, pé de micro e tá feito. Difícil é fazer o que um João, Mimicat ou Conan fizeram.
EliminarTudo muito bem cozinhado para o João não vencer. Os votos do júri foram ridículos.
ResponderEliminarA Iolanda não tem culpa nenhuma e tem uma bela canção.
Mas, RTP, não gozem connosco.
Basta ouvir o porta-voz do júri do Alentejo, que esqueceu que os votos que estava a anunciar eram dele e de mais duas pessoas e não da região!
E até a Filomena e o Vasco se precipitaram quando anunciaram os votos finais do público. Não era certo que a Iolanda vencesse, naquele momento, pois poderia ter zero pontos! Sei que não era provável, mas era possível! Falta de rigor e profissionalismo! E, assim, nem espaço houve para valorizar os 12 pontos atribuídos pelo público ao João.
Tal pena o júri da Madeira não ter dado 12 pontos ao Borsh, como faz sempre quando há um concorrente da Madeira, não é verdade verdadeira?
ResponderEliminarE isso ia mudar o quê?! O João com os 12 da Madeira ia magicamente subir do 6° lugar para o segundo?
EliminarTeve os 10 ponto, que me pareceu bastante lógico e merecido dado que é um juri e todos ouvimos que o João vocalmente deixou bastante a desejar.
Critica-se o Alentejo por dar os 12 ao Buba mas ao mesmo tempo critica-se a Madeira por não ter feito o mesmo com o conterrâneo. Realmente os fãs portugueses nem conseguem ver a hipocrisia dos seus argumentos!
100% merecido. Destaca-se muito mais do que a musica do João.
EliminarAdorei o pódio, mas o género que o João apresentou é feito de forma superior por outros países e ia ser só mais do mesmo dentro de uma semi-final cheia de música uptempo.
A Iolanda nesse aspeto creio que se irá destacar mais pela diferença. E a Iolanda ficou em segundo no televoto, não vamos agora de repente agir como se ninguém gostasse da música. .. pelo que sabemos pode ter tido meia duzia de votos a menos só, por isso claramente também foi uma favorita do público.
Não esqueçamos 2016 e o facto do público ter escolhido uma música atroz em detrimento do Salvador Sobral, que ficou em 2° no televoto. Se não fosse o juri nesse ano, estariamos certamente ainda a aguardar por uma vitória. O equilíbrio é necessário, deixem-se de lamentos e apoiem mas é quem venceu, merecidamente.
Tão mas isto não é para votar na melhor música? Então a Madeira fez o certo! Aceitem que dói menos 😂
EliminarAnónimo das 7:20: bem bom que não ia mudar nada, pois ganhou a melhor música.
EliminarEstou feliz que a Iolanda tenha saído vencedora. Era quem eu queria que ganhasse. No entanto, há coisas que foram descaradas e feias, a meu ver. Pontuações baixíssimas ao João Borsh e altas a outros (Iolanda, Leo). Não creio em casualidades. Só não vê quem não quer. A RTP tem de repensar bem a constituição dos seus júris. Talvez mais gente nova, que também tem o seu mérito. Gente mais moderna, que não esteja ligada à RTP ou a amiguinhos do meio, que não ouça só coisas antigas ou seja mais um intelectual pretensioso isolado no tempo. Começar mais a respeitar e ouvir quem gasta dinheiro para votar, voto esse que devia ser grátis. Têm todo o direito a reclamar. Se eu tivesse votado no João, reclamaria também. Faz parte. Há coisas que eu espero de um canal privado, mas não do público, de uma RTP que diz respeitar o outro e tratar o outro por igual. A Iolanda não tem culpa. Se têm trauma com o Conan Osiris, ou por ele ter feito expose na rádio de que a RTP não o ajudou no staging ou por não ter passado à final, o João não tem culpa disso. São artistas diferentes, da mesma forma que quem canta balada é diferente do Sobral. Falta respeito pelo público e por quem participa no festival da canção. É isto.
ResponderEliminarAh, gostaria de dar enfase a outra coisa. Quando estavam a mostrar atuações da eurovisão deste ano, gostava que tivessem mostrado uma Itália ou Ucrânia. Algo com mais qualidade. Se as pessoas já acham que aquilo é um circo, a RTP não ajudou, não vejo o sentido quando já temos audiências baixas e queremos atrair mais público. E usar tom de gozo quando muitas daquelas joke entries se calhar até vão ter melhor resultado que nós...o karma depois fala. Tentem ter piada ou ser divertidos sem gozar com os outros países, vamos depender desses países para passar da semi final.
ResponderEliminarLi um comentário que dizia ''O Festival da Canção é para celebrar a MÚSICA e a nossa HISTÓRIA.'' Discordo.
ResponderEliminarGostava que este tipo de pessoas com este pensamento se distanciassem da Eurovisão, porque está claro que não percebem nada disto e acham que estamos acima de tudo e todos. Não. O festival da canção é uma partilha de musica portuguesa e uma seleção para escolhermos uma música para a eurovisão. Não é por criticares alguma coisa que não gostas do Festival. Os verdadeiros fãs sabem que criticas construtivas levam-nos mais longe, é graças a elas que hoje os stagings melhoraram, que os planos de camara da RTP estão muito melhores e que temos passado à final. O festival é demasiado longo? Sim. As audiências são um espelho disso. As pessoas têm horários, têm que dormir, têm responsabilidades, filhos, é compreensível que queiram despachar as coisas, nem todos vivem para um concurso. Não é por ser longo que tem qualidade. A maioria das músicas não são celebradas, não são consumidas pela população portuguesa, apenas pelo circulo fechado de eurofãs portugueses. Logo aqui devíamos admitir que há algo que está a falhar. Não levem as coisas a peito e foquem-se sempre em evoluir. Btw, a nossa canção é das melhores que levámos nos últimos anos. Resta saber o que vai acontecer na Suécia. Cumps.
A RTP nunca vai permitir isto por orgulho e nacionalismo bacoco, mas gostava que incluíssem um júri internacional algum ano, só para ver a diferença dos votos/gostos do juri nacional vs internacional. (a menos que tentem corromper jurados estrangeiros e a corrupção persista, obviamente)
ResponderEliminarQual será o interesse daquele júri dito regional? Não estará ali simplesmente para fazer vencer a canção preferida do aparentemente eterno produtor do FC? Yola Dinis nasceu em Coimbra, Nuno Guerreiro no Algarve, é certo. Mas fizeram carreira ou viveram a maior parte da vida na região onde nasceram, habituados, como tal, a escutar uma música diferente da que se ouve em Lisboa ou no Norte? Decerto que não. São só dois exemplos (com que não pretendo deslustrar as suas qualidades artísticas). Perante as fracas audiências (tenhamos consciência que a final não terá tido um número substancialmente maior de espetadores do que as duas eliminatórias) não é altura de se retirar do posto um produtor que só convida para o FC quem conhece e de quem gosta?
ResponderEliminarA canção da Iolanda não passa a final da eurovisao. É uma canção para alguns portugueses ouvirem na rádio ou então os amigos dela. Esta canção não te põe a bater o pé não interage com o público é uma canção que as pessoas ouvem e no final da actuação batem palmas Só isso
ResponderEliminarMas onde está escrito que na Eurovisão é obrigatório bater o pé? Ai minha nossa!
EliminarSem dúvida, é uma melodia/gritaria para encher. O João podia não ganhar, igual como a Iolanda não vai ganhar nada, (e só passa a semi final se não houver nada de jeito) mas pelo menos era diferente e original e logo se via.
EliminarO Salvador Sobral também fazia bater o pé?
EliminarObrigado ESC Portugal pela excelente cobertura do FC 2024. Mais um festival se passou e foi um lindo espetáculo mas como é natural, chegam os comentários "galinháceos" de quem tem mau perder. Força Iolanda, toda a sorte do mundo!
ResponderEliminarOlá, eu vou tentar manter a calma no meu comentário. Como dizem outros revolta-me o peso do juri. Isto é um programa com voto telefónico, era isso que devia prevalecer. Isto é chamar as pessoas de incapazes e a RTP a fazer o que quer, como sempre, ou não fosse a RTP lobbies e amigalhaços de decadas. O juri salvou salvador Sobral mas foi a ÚNICA vez que fez algo válido... Enfim, sejam honestos e menos preferidos rtp... E novos apresentadores já agora...
ResponderEliminarlindo comentário, sim senhor. Calmo, responsável e não ofende. 12 points!
EliminarEstava escrito há já muito tempo e a promessa foi cumprida esta madrugada. Desta vez o FC decidiu levar uns fantasmas da ópera envoltos numa brancura de causar inveja a quem adora visitar a Serra da Estrela. Quando a comitiva chegar a Malmoe toda a família eurovisiva vai ficar assustada com tanta máscara e a premonição das odes será concretizada, isto é, este ano a RTP não vai ter o prazer e o gozo de assistir ao luxo da 4ª presença consecutiva de uma final no palco eurovisivo sueco.
ResponderEliminarAquelas mascaras são horrorosas, amadorismo...alguém que faça alguma coisa e lhe diga.
EliminarHá uns anos que fico contente com a música que ganha porque tem calhado ser também a minha preferida para ganhar. Desde o tempo do Salvador que fui das pessoas que se fartou de votar nele e pensava mesmo "é agora ou nunca". Desde essa altura, pelo menos, este é o primeiro ano em que a música vencedora não era sequer a minha segunda preferida, nem a terceira, nem a quarta, para dizer a verdade, por mim, se não estivesse na final não me faria diferença nenhuma.
ResponderEliminarHá anos em que para mim a escolha é óbvia porque, por algum motivo, há uma canção que se destaca. Este ano, havia mais do que uma canção com potencial.
Acho muita graça vocês, os que se dizem fãs e que percebem muito disto, terem andado desde o inicio a dar destaque a uma música que esquecemos imediatamente assim que acaba. Falam do júri como se afinal o júri não tivesse coincidido com as casas de apostas, com o número de visualizações, no fundo, com o que vocês, os fãs tanto publicitaram como a vencedora que queriam, os que percebem tanto disto que deixaram perder a oportunidade e deixaram fugir duas apresentações que ficam na memória para lá dos três minutos como é o caso das canções de Silk Nobre e de João Borcsh. Desde que as ouvi que dou por mim a cantar partes quer de uma quer de outra. São diferentes, com qualidade, com intérpretes que sabem fazer acontecer um bom momento de espectáculo durante três minutos e nada "esquecível".
Embora tivesse gostado de muitas músicas deste Festival, para mim, particularmente estas duas teriam sérias hipóteses de passar à final da Eurovisão e, muito seriamente, "Change", talvez muito mais do que pelo menos isso.
Foi só um desabafo de quem ficou com pena de um desperdício de oportunidade destes, porque na minha opinião foi o que aconteceu.
Não acredito, mas não acredito mesmo nada, que este "esquecível" Grito, sem nada de marcante, passe à final, nunca me lembro desta música se não voltar a ouvi-la.
Bem, mas agora que ganhou vou calar a desilusão, que ainda está fresquinha, e apoiar e torcer e desejar que tudo corra mesmo bem e que eu afinal não tenha visto bem as coisas. Posto isto, desejo a melhor das sortes para este "Grito" e para a sua intérprete. Neste caso, adoraria não ter razão e que pudéssemos estar novamente na final pelo menos.
Disse quase tudo. Havia 4 ou 5 óptimas músicas. Eu até arriscaria acrescentar o "No Maka" ao change, silk e João. Não podiam ganhar todas mas pelo menos uma delas!! É frustrante ir este grito que era apenas uma das medianas, apenas por culpa do juri/rpt. O voto do juri nunca devia valer mais que um terço.
EliminarSim, sim, José Pascoal "Aceitar" é uma balada mesmo muito bonita que também nos fica na cabeça sim, outro momento que resultou muito bem, concordo.
EliminarUma pouca vergonha, para variar, mais este Festival. Apresentadores sem nível, o palmeirin das graçolas, um bébé "grande", uma cautela das banalidades de dedo em riste a coçar a barriga o tempo inteiro, uma concorrente aos berros em cima do palco, tal gata miadeira, como se isso fosse música!
ResponderEliminarE aldrabice da RTP com a conversão dos votos do Público.
A RTP tem que ser obrigada a divulgar,
o Numero total de telefonemas?
Quantos votos/chamadas recebeu cada concorrente?
Por uma questão de honestidade e obrigação moral devia já tê-lo feito no programa.
O que a RTP está a fazer é uma aldrabice e os responsáveis da RTP devem colocar os eu lugar à disposição ou então demitidos.
Fico contente que mais pessoas vejam e percebam o que acabou de dizer. A ESC passa uma das melhores fazes e estas atitudes da rtp podem devagarinho ir acabando com isso. Se bem que seguiram as táticas da ESC o ano passado tramando a Finlândia.
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