Mais de 200 artistas portugueses são signatários de um manifesto enviado à RTP para que boicote o Festival Eurovisão caso a participação de Israel seja permitida. Cristina Clara, finalista do Festival da Canção 2024, é uma das subscritoras.
Mais de 200 artistas, associações e trabalhadores da cultura apelaram ontem, 9 de março, data da Final do Festival da Canção 2024, ao boicote da RTP ao Festival Eurovisão 2024 caso Israel marque presença no concurso internacional. Numa carta dirigida à RTP, os signatários pedem à emissora pública portuguesa que exija, da European Broadcasting Union (EBU/UER), entidade organizadora do Festival da Eurovisão, a proibição da "participação de Israel no evento até que Israel respeite o direito internacional, ou que, em caso de recusa [da EBU], boicote o Festival.".
A iniciativa, promovida pelo Comité de Solidariedade com a Palestina, aponta ainda "para a hipocrisia da EBU, que baniu a Rússia no dia seguinte à sua invasão e ocupação da Ucrânia, mas que insiste na participação de Israel apesar da sua ocupação da Palestina e opressão do povo palestiniano que dura há mais de meio século.". Cristina Clara, finalista do Festival da Canção 2024, foi uma das signatárias do manifesto, bem como Benjamin, um dos jurados das semifinais do concurso. Também Fado Bicha (FC2022), Susana Travassos (FC2018), Rita Redshoes (FC2017), Joana Alegre (FC2021) e Hélio Morais (FC2020) integram a lista de signatários.
Acede AQUI à carta na íntegra.
Adorava ver um concerto dos Fado Bicha na Palestina.... #santahipocrisia
ResponderEliminarAs pessoas não percebem nada do que estão a dizer, mas como é cool ser-se muito opinativo, caiem no ridículo, com tanta facilidade... #perdoailhessenhor
Mas, se a "opressão do povo palestino dura há mais de meio século" e Israel participa no ESC desde 1973, estes artistas nunca se lembraram antes desse facto? E não haverá outros países (participantes no ESC) a oprimirem populações? Sugiro aos "mais de 200 artistas" que deem também atenção ao Azerbaijão - por exemplo...
ResponderEliminarO mundo està cheio de gente burra! È assustador. Ide todos para Gaza e se sobreviverem ao Hamas, nao vale a pena terminar a frase, nao sobrevivem ponto.
ResponderEliminarEstão com medo de perder para Israel, por que já midaram a letra da canção no qual concorrem. Eu gostava de que quando termine tudo isso, ver um grande show beneficente, em Gaza, de todos estes que estão assinando a lista de " famosos". Ou nao pediram permissão ainda aos terrorista homofóbicos.
ResponderEliminarTotalmente de acordo. Mas essa gente não quer saber de Palestina nem de palestinianos. São é anti-Israel primários e primitivos.
ResponderEliminarAinda enchem a boca a falar de tolerância, democracia e liberdade? Vejam de que lado estão