Na Grande Final do Festival da Canção 2024, os apresentadores do formato disseram que a canção representante de São Marino havia sido "composta por inteligência artificial". O grupo desmentiu as declarações nas redes sociais.
Durante a transmissão da Final do Festival da Canção 2024, que decorreu no passado sábado, a RTP dedicou um pequeno espaço a recordar algumas das canções já escolhidas para o Festival Eurovisão 2024, entre elas "11:11", canção representante de São Marino. Contudo, ainda que tenha sido referido "que isto é rigorosamente verdade", os apresentadores do concurso afirmaram que a canção dos MEGARA havia sido composta integralmente por inteligência artificial.
Abordado por inúmeros seguidores, o grupo espanhol MEGARA, que representa São Marino em Malmö, utilizou as redes sociais para desmentir as declarações: "Entendemos o uso destas ferramentas e somos amigos da tecnologia mas, neste caso concreto, em que várias pessoas trabalharam muito duro para criar este tema (...) temos a necessidade de aclarar que esta informação não está correta" começa por escrever o grupo, lamentando a falta de fundamentação das declarações feitas em direto na RTP1, "Entendemos que o Festival não se tenha informado bem (ainda que uma informação assim tão delicada devesse estar bem fundamentada antes de ser proferida) e que se trate de uma confusão com o tema da Dana Gillespie.".
Por fim, o grupo justifica a necessidade do comunicado "depois de recebermos mensagens ue nos dão a entender que este mal entendido possa prejudicar-nos e isto não seria justo". Até ao momento, a RTP ainda não reagiu às declarações do grupo espanhol.
Sem comentários
Enviar um comentário