Slider

Israel: KAN confirma mudanças nas canções rejeitadas pela EBU/UER

   

A emissora israelita KAN emitiu um comunicado onde confirma que procederá a mudanças nas canções rejeitadas pela EBU/UER para participar no Festival Eurovisão 2024, ainda que "discorde da posição da EBU/UER".


Depois de vários avanços e recuos, a presença de Israel no Festival Eurovisão 2024 poderá estar perto de ser confirmada. Nas redes sociais, a emissora israelita KAN divulgou um comunicado onde revela que, "apesar de discordar da posição", optou por trabalhar com os compositores responsáveis por "October Rain" e "Dance Forever" para modificar as canções que foram rejeitadas pela EBU/UER por contéudos políticos e assim assegurar a participação do país em Malmö.

Segundo o comunicado, a intervenção do Presidente do país foi decisiva para a mudança de posição da KAN relativamente à decisão da EBU/UER, visto que a emissora tinha ameaçado retirar-se do concurso se as canções não fossem validadas, com a emissora a apresentar a canção escolhida a 10 de março, um dia antes do prazo final da EBU/UER para a validação dos temas. De realçar que, com a reformulação dos dois temas, a KAN decidirá nos próximos dias qual das canções representará o país em Malmö.

Acede, em baixo, ao comunicado na íntegra:

A Israel Broadcasting Corporation (KAN) tem trabalhado, nas últimas semanas, para tomar as medidas necessárias para permitir que Israel participe no Festival Eurovisão da Canção deste ano.

Apesar de discordar da posição da EBU/UER, que procurou desclassificar as duas canções submetidas por Israel ao concurso, alegando que "têm um carácter político", a KAN adoptou o conselho do presidente do país, Yitzhak Herzog, que recorreu ao nosso Conselho de Administração solicitando que fossem feitos ajustes necessários que permitissem a Israel competir no palco da Eurovisão.

O Presidente do país enfatizou que num momento em que os nossos inimigos procuram pressionar e boicotar o Estado de Israel a partir de todas as plataformas – Israel deve levantar a sua voz e manter a cabeça erguida e levantar a sua bandeira em todos os fóruns mundiais, especialmente este ano.

KAN contatou os criadores das duas músicas selecionadas - "October Rain" que foi escolhida em primeiro lugar e a música "Dance Forever" que ficou em segundo lugar - e pediu para reajustar a letra, preservando total liberdade artística. Com base na nova letra, a KAN escolherá a música que será enviada ao comité de supervisão da Eurovisão para que aprove a participação de Israel no concurso.

No domingo, 10 de março, às 21h30, a KAN 11 transmitirá um programa especial no qual será revelada a música que será enviada ao Eurovision e que será interpretada por Eden Golan.

Estreante em 1973, Israel conta com 45 participações no Festival Eurovisão, tendo vencido as edições de 1978, 1979, 1998 e 2018. Escolhida internamente pela KAN, Noa Kirel representou Israel no Festival Eurovisão 2023 com "Unicorn": depois do 3.º lugar na semifinal, a cantor alcançou o 3.º lugar na Grande Final com 362 pontos, fruto do 2.º lugar no júri (177) e o 5.º no televoto (185), tendo recebido 5 pontos do público português.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: IsraelHayom / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
2
( Hide )
  1. Anónimo12:32

    Hurricane vem aí. É o nome da canção.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:33

    Israel que bom que vai participar.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.