Slider

Islândia: Co-autor da canção de Bashar Murad exige uma auditoria aos resultados do 'Söngvakeppnin 2024'



Einar Hrafn Stefánsson, co-autor de "Wild West". segundo classificado no Söngvakeppnin 2024, exigiu uma auditoria aos resultados do certame, bem como uma repetição de parte da votação.


O triunfo de Hera Björk com "Scared of Heights" no Söngvakeppnin 2024 foi uma das maiores surpresas da temporada eurovisiva, com o favorito Bashar Murad a ficar-se pela segunda posição do concurso. Contudo, o triunfo da cantora está envolto em polémica, com várias queixas de utilizadores alegando que não conseguiram votar em "Wild West" devido a erros nas linhas.

Um dos autores do tema de Bashar Murad, Einar Hrafn Stefánsson, endereçou uma carta ao diretor geral da emissora islandesa (RÚV), Stefán Eiríksson, e ao responsável do formato, Rúnar Frey Gislason, exigindo uma auditoria externa aos resultados do concurso, bem como uma repetição de parte da votação, onde o público poderia votar gratuitamente. Este apelo aconteceu depois de várias queixas sobre a votação, com vários utilizadores a relatarem a recepção de mensagens de erro aquando do voto em Bashar, bem como o envio do voto para Hera Bjork quando haviam votado no ínterprete de "Wild West". 

Contudo, Rúnar Frey Gíslason, diretor do formato, emitiu um comunicado, frisando que os erros registados estão relacionados com a votação por SMS, confirmando que já foram solicitadas novas informações à Vodafone e à Choicely, responsável pela aplicação. No entanto, o número total de votos por SMS não seria suficiente para alterar o resultado: "Mas para tirar qualquer dúvida, gostaríamos de afirmar que o número total de votos por SMS recebidos pelos dois concorrentes não foi decisivo, nem influenciou os resultados. Mesmo que todos os votos recebidos por SMS pela canção vencedora fosseem para o segundo classificado, tal não teria mudado nada na classificação" frisou.

Estreante em 1986, a Islândia conta com 35 participações no Festival Eurovisão, destacando-se as 27 presenças na Grande Final e o 2.º lugar alcançado nas edições de 1999 e 2009. Em Liverpool, Diljá representou o país na semifinal 2 com "Power", alcançando o 11.º lugar com 44 pontos, onde foi a favorita da Dinamarca, ficando a 30 pontos do apuramento para a Grande Final.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RÚV / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.