A EBU/UER confirmou ao jornal norueguês Dagsavisen que a votação da Final do Festival Eurovisão 2024 não sofrerá nenhuma alteração.
Depois de várias delegações terem apelado junto da EBU/UER para um ajuste na votação da Final do Festival Eurovisão 2024, pedindo um aumento do peso da votação do público nos resultados finais, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) confirmou ao jornal norueguês Dagsavisen que o modelo de votação permanecerá inalterado. "Tal como no ano passado, os júris nacionais e os telespectadores terão, cada um, 50 por cento da participação no resultado, eenquanto, nas semifinais, apenas o público determinará quem passa à Grande Final".
De realçar que os apelos para a mudança no sistema de votação ganharam força em maio de 2023 com o triunfo de Loreen e "Tattoo" no Festival Eurovisão 2024 apesar de Käärijä e "Cha Cha Cha" ter ganho a votação do público. A candidatura sueca foi a favorita do júri (340) e ficou em segundo lugar no televoto (243) sem nenhuma pontuação máxima, enquanto a candidatura finlandesa, quarta no júri (150), venceu a votação popular (376) com a pontuação máxima de 18 países.
E esta história da exclusiva votação do publico nas semifinais vai lixar-nos à grande…
ResponderEliminarConcordo inteiramente.
EliminarÀs vezes lá acontece uma canção ser tão marcante, ter qualquer coisa tão diferente, que ultrapassa tudo, mas, muitas outras vezes, o que temos visto é mesmo públicos vizinhos a votarem em públicos vizinhos, mesmo quando a coisa já é tão óbvia que levam enormes assobiadelas, mas mesmo assim continuam, assim do tipo combinação tácita "nós votamos em vocês e vocês votam em nós". Com o Júri este tipo de coisas é mais controlado porque o júri tem outro tipo de responsabilidade, seria demasiado escandaloso se não tivessem em conta o que deveria mesmo interessar. Acredito que é por isso mesmo que interessa aos países cujos públicos parece que combinam "trocas de pontos" que não exista júri e depois arranjam um exemplo que lhes convém para ver se pega. E agora já pegou no caso das semifinais... E muito provavelmente vai lixar-nos à grande, sim...
A decisão de retirar os "juris" nas semi finais terá o efeito prático de reduzir a qualidade das musicas a concurso. Provavelmente vamos voltar às "galinhas cantantes", as apresentações freaks, etc! Perde a eurovisão...
ResponderEliminarCroacia e Paises Baixos.. já estao a marcar na pole position dessa corrida!
ResponderEliminar